PROJETO: Geometria
TEMA:
Espaço e Forma
ANO
DE ENSINO: 06 anos de idade
PERÍODO: 05
aulas
OBJETIVO:
Desenvolver no aluno o raciocínio lógico
CONHECIMENTO
PRÉVIO TRABALHADO PELO PROFESSOR COM O ALUNO: Forma, semelhança,
tamanha.
JUSTIFICATIVA
É a partir do
ensino da geografia e matemática que a criança constrói um modo particular de
conceber o espaço através das suas percepções, das soluções que encontram para
o problema e o contato com a realidade.
ATIVIDADE
MOTIVACIONAL
O professor (a) solicita que os alunos tragam de casa
brinquedos e objetos de formato e tamanho variados, monta uma exposição em sala
de aula, pede que os alunos observem e toquem em tudo que veem, em seguida pede
que eles façam uma relação dos brinquedos e objetos com as formas geométricas,
após esta observação e relação, os alunos desenham no papel oficio ou na lousa
suas conclusões, ex: bola= esfera, latinha de refrigerante= cilindro etc.
OFICINA
DE ARTE
Mosaico da
bandeira brasileira (coletivamente) cortar vários pedacinhos de papel verde no
formato de retângulo, vários azuis no formato de círculos e vários amarelos no
formato de losango. Montar um mosaico da bandeira no papel metro.
TÉCNICA
DE DESENHO
Desenho com barbante (usar a imaginação)
MATEMÁTICA
Contar pontos no jogo de dados
MATERIAL: papel
metro/ seda, p/ ofício, barbante, cola, sucata.
ATIVIDADES
MOVIMENTADAS
Jogo dos quatro cantos:
Desenhar um grande quadrado no chão do pátio, organizar
os alunos em grupos de quatro,e um pegador, cada um fica num canto e o pegador
no meio, quando a professora falar “troca” ou soar um apito os alunos tem que
trocar de canto e o pegador tenta entrar em um dos cantos, se ele conseguir
quem ficar fora do canto sai da brincadeira e entra outro, assim segue até que
todos participem da brincadeira.
Boca de forno
Passe o anel.
DESENVOLVIMENTO
CONCEITUAIS:
identificar formas, nomear formas, reconhecer a existência de diferentes
formas, ler e interpretar.
PROCEDIMENTAIS:
reproduzir formas através da semelhança, desenhar a partir do que foi
observado, desenho livre, utilizar sucatas para ampliar suas possibilidades de
expressão.
ATITUDINAIS: Deleitar-se
no momento de desenhar, possibilitar a interação em rodas de conversas.
AVALIAÇÃO
Avaliar a capacidade, participação, desenvolvimento,
habilidade e comportamento, através das atividades de jogos e brincadeiras
desenvolvidas na sala de aula.
Josefa
Zuleide.
Pedagogia.
Salvador Bahia, 2014.