sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Geometria

 PROJETO: Geometria
TEMA: Espaço e Forma
ANO DE ENSINO: 06 anos de idade
PERÍODO: 05 aulas
OBJETIVO: Desenvolver no aluno o raciocínio lógico
CONHECIMENTO PRÉVIO TRABALHADO PELO PROFESSOR COM O ALUNO: Forma, semelhança, tamanha.
JUSTIFICATIVA
 É a partir do ensino da geografia e matemática que a criança constrói um modo particular de conceber o espaço através das suas percepções, das soluções que encontram para o problema e o contato com a realidade.
ATIVIDADE MOTIVACIONAL
O professor (a) solicita que os alunos tragam de casa brinquedos e objetos de formato e tamanho variados, monta uma exposição em sala de aula, pede que os alunos observem e toquem em tudo que veem, em seguida pede que eles façam uma relação dos brinquedos e objetos com as formas geométricas, após esta observação e relação, os alunos desenham no papel oficio ou na lousa suas conclusões, ex: bola= esfera, latinha de refrigerante= cilindro etc.
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
OFICINA DE ARTE
 Mosaico da bandeira brasileira (coletivamente) cortar vários pedacinhos de papel verde no formato de retângulo, vários azuis no formato de círculos e vários amarelos no formato de losango. Montar um mosaico da bandeira no papel metro.
TÉCNICA DE DESENHO
Desenho com barbante (usar a imaginação)
MATEMÁTICA
Contar pontos no jogo de dados
MATERIAL: papel metro/ seda, p/ ofício, barbante, cola, sucata.
ATIVIDADES MOVIMENTADAS
Jogo dos quatro cantos:
Desenhar um grande quadrado no chão do pátio, organizar os alunos em grupos de quatro,e um pegador, cada um fica num canto e o pegador no meio, quando a professora falar “troca” ou soar um apito os alunos tem que trocar de canto e o pegador tenta entrar em um dos cantos, se ele conseguir quem ficar fora do canto sai da brincadeira e entra outro, assim segue até que todos participem da brincadeira.
Boca de forno
Passe o anel.
DESENVOLVIMENTO
CONCEITUAIS: identificar formas, nomear formas, reconhecer a existência de diferentes formas, ler e interpretar.
PROCEDIMENTAIS: reproduzir formas através da semelhança, desenhar a partir do que foi observado, desenho livre, utilizar sucatas para ampliar suas possibilidades de expressão.
ATITUDINAIS: Deleitar-se no momento de desenhar, possibilitar a interação em rodas de conversas.
AVALIAÇÃO
Avaliar a capacidade, participação, desenvolvimento, habilidade e comportamento, através das atividades de jogos e brincadeiras desenvolvidas na sala de aula.

Josefa Zuleide.
Pedagogia. Salvador Bahia, 2014.













Leave a Reply