quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ENTÃO É NATAL


O Natal é uma data que suscita em todos nós sentimentos profundos aflorados pela magia e encantamento próprio do clima festivo dessa data linda, promotora de encontros com a história maravilhosa do nascimento e vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A envolvente magia natalina tem um preciosíssimo proposito de aproximar as pessoas e sugere dentre outras várias possibilidades favoráveis ao bem estar comum, o envolvimento maior com princípios, como a solidariedade, a inclusão, a fraternidade e o respeito pelo próximo.

PROJETO
Então é Natal

ANO DE ENSINO
Educação Infantil/ Fundamental I

TEMPO ESTIMADO
Duas semanas de aulas

OBJETIVO
Estimular os valores onde o imaginário é o elemento essencial para trabalhar a magia do natal.

JUSTIFICATIVA
Promover à afetividade a participação de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente. Conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimento das tradições de natal pelos alunos de forma alegre e participativa. Trabalhando as turmas de acordo com a faixa etária dos alunos, preparando pequenas apresentações que no seu conjunto dará lugar as duas semanas de aulas ricas de conteúdos e de significado para todos os alunos.

ATIVIDADE MOTIVACIONAL: “TROCA DIVERTIDA”
1- Possibilitar a participação de todas as classes.
2- Batizar cada classe com nomes criativos.
3- Coloque o nome de cada classe dentro de um saquinho, convide um representante de cada classe para tirar um papel, lembre aos alunos que eles deverão verificar se não retiraram o nome da sua própria sala.
4- Cada classe com a ajuda do professor (a) deverá preparar lembrancinhas com materiais recicláveis para os integrantes da sala sorteada.
5- As lembrancinhas deverão ser feitas com carinho e dedicação, afinal o objetivo é lembrar o espírito de amizade e não estimular o consumo.
6- Os alunos poderão fazer, por exemplo, quebra-cabeça de imagens recortadas de revistas ou de desenhos feitos pelos próprios alunos e colocados em papelão. ( usar a criatividade).
7- No dia da “Troca Divertida” estimule o espírito da amizade, pedindo que os alunos entreguem os presentes e falem das qualidades dos colegas daquela classe que sortearam.
8- Para finalizar a brincadeira promova um lanche coletivo, compartilhado.



OFICINA DE ARTE
Árvore de Natal/sucata

RECURSO DIDÁTICO
Garrafas pet, enfeites natalinos, revistas papelão, cola, cabo de vassoura, galão de tinta (vazio).

METODOLOGIA
- Roda de conversa: Fazer um levantamento com os alunos sobre o que sabem sobre o Natal, relatando como é comemorado o Natal em sua casa, se na família de alguma criança não se possui esta tradição, questionar o motivo desse fato.
- Apresentação da canção de Natal “O Menino e o Tambor”.
- Vídeos: Korvatunturi: “Origem do natal”- Brockerturismo.
- Histórias de Natal
Curiosidades: “Quem é a rena”, “Quem é o boneco de neve”.

JOGOS E BRINCADEIRAS
- Estatua com música de academia
- Dança das cadeiras
- corrida com bexiga entre as pernas...

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, através da observação diária dos alunos no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com o professor (a).

ZULEIDE FREITAS



Leave a Reply