O breve texto tem como temática o currículo como ferramenta na ação pedagógica
que possibilita maior probabilidade no alcance de objetivos, e metas
estabelecidas pela a escola.
A
História do currículo é marcada por decisões básicas tomadas com o intuito de
racionalizar de forma administrativa a gestão do currículo para adequá-lo as
exigências sociais e culturais. Atualmente o currículo atua e proponhe uma
escola diferente mais atuante mais libertária.
Segundo COSTA, Marisa Vorraber (2005), o
conceito de currículo se amplia a partir da teoria pós-crítica, o que nos
permite pensa-lo como ferramenta na ação pedagógica que se produz discursivamente,
uma ação contínua, pois epistemologicamente é um saber progressivo e inacabado.
O
currículo e a educação são concebidos como espaço diretamente afetado por
relações de poderes e políticas culturais. O processo pelo qual o currículo
elege os conteúdos das disciplinas escolares não pode de modo algum ser tomado
como neutro, pois o conhecimento escolar vinculado pela seleção curricular
historicamente tem se apresentado como fruto de uma seleção pedagógica da
escola atuante.
É
viável ressaltar que o currículo constitui-se elemento central do projeto
pedagógico, ele viabiliza o processo de ensino aprendizagem e pode ser
percebido como um território a ser contestado diariamente.
Desse
modo, é imprescindível que a escola como um todo perceba as nuances presentes
nas concepções do currículo e do pensamento pedagógico, podendo dessa maneira ter
claro na sua práxis pedagógica e qual o currículo que almeja no processo de
ensino e aprendizagem.
REFERÊNCIA: Revista de História (15),
Julho, 2006. João Pessoa.
ZULEIDE FREITAS