terça-feira, 29 de setembro de 2015

O CURRÍCULO COMO FERRAMENTA NA AÇÃO PEDAGÓGICA



O breve texto tem como temática o currículo como ferramenta na ação pedagógica que possibilita maior probabilidade no alcance de objetivos, e metas estabelecidas pela a escola.
A História do currículo é marcada por decisões básicas tomadas com o intuito de racionalizar de forma administrativa a gestão do currículo para adequá-lo as exigências sociais e culturais. Atualmente o currículo atua e proponhe uma escola diferente mais atuante mais libertária.
Segundo COSTA, Marisa Vorraber (2005), o conceito de currículo se amplia a partir da teoria pós-crítica, o que nos permite pensa-lo como ferramenta na ação pedagógica que se produz discursivamente, uma ação contínua, pois epistemologicamente é um saber progressivo e inacabado.
O currículo e a educação são concebidos como espaço diretamente afetado por relações de poderes e políticas culturais. O processo pelo qual o currículo elege os conteúdos das disciplinas escolares não pode de modo algum ser tomado como neutro, pois o conhecimento escolar vinculado pela seleção curricular historicamente tem se apresentado como fruto de uma seleção pedagógica da escola atuante.
É viável ressaltar que o currículo constitui-se elemento central do projeto pedagógico, ele viabiliza o processo de ensino aprendizagem e pode ser percebido como um território a ser contestado diariamente.
Desse modo, é imprescindível que a escola como um todo perceba as nuances presentes nas concepções do currículo e do pensamento pedagógico, podendo dessa maneira ter claro na sua práxis pedagógica e qual o currículo que almeja no processo de ensino e aprendizagem.

REFERÊNCIA: Revista de História (15), Julho, 2006. João Pessoa.


ZULEIDE FREITAS

Leave a Reply