sábado, 24 de setembro de 2016

PROJETO DIREITOS HUMANOS



TEMA: Da sala de aula a convivência no ambiente escolar

DISCIPLINA: História

ANO DE ENSINO:  5º  Ano do Ensino Fundamental

TEMPO ESTIMADO: No decorrer da unidade vigente seguindo a matriz curricular da disciplina (conclusão da unidade)

APRESENTAÇÂO
O tema, “Direitos Humanos”, está diretamente relacionado à nossa história politica e social, ganhando um olhar diferenciado em 1948 na Declaração Universal dos Direitos humanos e presente em nossa Constituição Federal (1988), do artigo 5º ao 17º. Portanto, este é um assunto que não pode passar despercebido quando se trata do papel da escola em formar cidadãos críticos e participativos. Nessa linha, o projeto promove a discussão a cerca dos direitos humanos através da participação direta do educador com a intenção de utilizar ferramentas pedagógicas e metodológicas que vá além do entendimento de um tema, mas, que proponha o desenvolvimento integral do aluno.

“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uma com as outras com espirito de fraternidade”. (artigo 1º declaração dos direitos humanos)

JUSTIFICATIVA
Justifica-se a escolha desse tema como uma necessidade de apresentar um projeto de intervenção capaz de contribuir para o desenvolvimento da turma do 5º ano, em situações diversas, tanto no que se refere a convivência social, quanto a necessidade em desenvolver aptidões relacionadas a leitura e escrita. Compreendendo que unir a discussão a cerca dos direitos humanos a descoberta das potencialidades na formação da leitura e da escrita é entender a fala de Paulo Freire quando afirma que: “o papel do professor está em criar situações de aprendizagens significativas”.

OBJETIVO GERAL
 Promover em sala de aula reflexão referente aos direitos  e deveres de cada  um quanto cidadão, buscando relacioná-las à convivência no ambiente escolar através de ações no dia a dia e por meio de atividades que venham enriquecer o conhecimento a cerca da leitura e da escrita.

OBVJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender o conceito de cidadania
- Refletir sobre os direitos e deveres do cidadão.
- promover o interesse da comunidade escolar em participar diretamente deste projeto, (palestras, etc...)

PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS
- Leitura e compreensão de textos
-  Pesquisa bibliográfica
-  Dinâmicas compartilhadas
-  Produção de pequenos textos
-  Construção de painéis.

- METODOLOGIA
O projeto: Direitos Humanos, da sala de aula a convivência no ambiente escolar almeja o seu desenvolvimento no decorrer da unidade vigente de forma interdisciplinar, através de atividades, praticas, dinâmicas e prazerosas que envolvam a participação  dos educandos e se possível da comunidade escolar.
TEMA                                                             ATIVIDADE
O que é cidadania                                     Produção de painel
Direitos e deveres                                     Leituras bibliográfica
Valores humanos                                      Atividade escrita          
Quem sou eu?                                           Grafitagem
Convivência social  
                                 Visita a secretaria, biblioteca, cantina...
 RECURSOS DIDÁTICOS                           
 Cartolina, papel metro, jornais, revistas, cola, tesoura, canetas coloridas, sulfites.

DESENVOLVIENTO
A execução do projeto é dividido em etapas que buscam atender as propostas e dar ênfase aos temas.

1ª ETAPA
A apresentação do tema: “O que é cidadania”?
Em grupos os alunos se apropriam de revistas e jornais para recortar e construir um painel intitulado, “cidadania”, onde darão ênfase aos direitos do cidadão, proporcionando neste momento instigar a reflexão sobre os deveres.

2ª ETAPA
Apresentação do tema: “Direitos e deveres”
Os alunos têm a sua disposição textos de fácil entendimento que apresentam ideias diversas a cerca dos direitos e deveres e a sociedade em que vivemos. Trabalhar com leituras individuais, compartilhada, em grupo. Após leituras discussão sobre as ideias, apresentar opiniões.

3ª ETAPA
Apresentação do tema: “valores humanos”
Após explicações do professor, dividir a turma em grupo para produção de textos discorrendo os seus olhares  sobre o tema acordado.
4ª ETAPA
Apresentação do tema: “Quem sou eu”
Produção dos próprios nomes através da técnica grafitagem, utilizando sulfites e canetas coloridas. Cada aluno cria a sua arte fazendo no nome desenhos que mostrarão o seu gosto. Expor a arte do nome em painel que será exposto no pátio da escola.

5ª ETAPA
Apresentação do tema: “Convivência social”
Promover visitas as outras salas de aula, à secretária,, cantina, biblioteca... para toca de conhecimento, experiência e conscientização da necessidade de interação e respeito entre todos.

AVALIAÇÃO
Será continua, no decorrer de cada aula através de conversas coletivas e realizações das atividades propostas. Ressaltando o desenvolvimento da leitura e da escrita, bem como o interesse e a participação dos alunos em todo o desenvolvimento do projeto.
A conclusão do projeto será utilizado como nota da disciplina para conclusão da unidade vigente.

REFERÊNCIA:
Http://direitohumano.usp/index.phpdeclara%c3%a7%a30-universal-dos-direitos-humanos/declaração-universal-dos-direitodhumanos.html
                      



                                

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