TEMA: Da sala de aula a
convivência no ambiente escolar
DISCIPLINA:
História
ANO DE ENSINO: 5º Ano
do Ensino Fundamental
TEMPO ESTIMADO: No
decorrer da unidade vigente seguindo a matriz curricular da disciplina
(conclusão da unidade)
APRESENTAÇÂO
O
tema, “Direitos Humanos”, está
diretamente relacionado à nossa história politica e social, ganhando um olhar
diferenciado em 1948 na Declaração
Universal dos Direitos humanos e presente em nossa Constituição Federal (1988),
do artigo 5º ao 17º. Portanto, este é um assunto que não pode passar despercebido
quando se trata do papel da escola em formar cidadãos críticos e
participativos. Nessa linha, o projeto promove a discussão a cerca dos direitos
humanos através da participação direta do educador com a intenção de utilizar
ferramentas pedagógicas e metodológicas que vá além do entendimento de um tema,
mas, que proponha o desenvolvimento integral do aluno.
“Todas
as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão
e consciência e devem agir em relação uma com as outras com espirito de
fraternidade”. (artigo 1º declaração dos direitos humanos)
JUSTIFICATIVA
Justifica-se
a escolha desse tema como uma necessidade de apresentar um projeto de
intervenção capaz de contribuir para o desenvolvimento da turma do 5º ano, em
situações diversas, tanto no que se refere a convivência social, quanto a
necessidade em desenvolver aptidões relacionadas a leitura e escrita.
Compreendendo que unir a discussão a cerca dos direitos humanos a descoberta
das potencialidades na formação da leitura e da escrita é entender a fala de
Paulo Freire quando afirma que: “o papel do professor está em criar situações
de aprendizagens significativas”.
OBJETIVO GERAL
Promover em sala de aula reflexão referente
aos direitos e deveres de cada um quanto cidadão, buscando relacioná-las à
convivência no ambiente escolar através de ações no dia a dia e por meio de
atividades que venham enriquecer o conhecimento a cerca da leitura e da
escrita.
OBVJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender
o conceito de cidadania
- Refletir
sobre os direitos e deveres do cidadão.
-
promover o interesse da comunidade escolar em participar diretamente deste
projeto, (palestras, etc...)
PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS
- Leitura
e compreensão de textos
- Pesquisa bibliográfica
- Dinâmicas compartilhadas
- Produção de pequenos textos
- Construção de painéis.
- METODOLOGIA
O
projeto: Direitos Humanos, da sala de aula a convivência no ambiente escolar
almeja o seu desenvolvimento no decorrer da unidade vigente de forma
interdisciplinar, através de atividades, praticas, dinâmicas e prazerosas que
envolvam a participação dos educandos e
se possível da comunidade escolar.
TEMA
ATIVIDADE
O
que é cidadania Produção de
painel
Direitos
e deveres Leituras bibliográfica
Valores
humanos
Atividade escrita
Quem
sou eu?
Grafitagem
Convivência
social
Visita a secretaria, biblioteca, cantina...
RECURSOS
DIDÁTICOS
Cartolina, papel metro, jornais, revistas,
cola, tesoura, canetas coloridas, sulfites.
DESENVOLVIENTO
A
execução do projeto é dividido em etapas que buscam atender as propostas e dar
ênfase aos temas.
1ª ETAPA
A
apresentação do tema: “O que é
cidadania”?
Em
grupos os alunos se apropriam de revistas e jornais para recortar e construir
um painel intitulado, “cidadania”, onde darão ênfase aos direitos do cidadão,
proporcionando neste momento instigar a reflexão sobre os deveres.
2ª ETAPA
Apresentação
do tema: “Direitos e deveres”
Os
alunos têm a sua disposição textos de fácil entendimento que apresentam ideias
diversas a cerca dos direitos e deveres e a sociedade em que vivemos. Trabalhar
com leituras individuais, compartilhada, em grupo. Após leituras discussão
sobre as ideias, apresentar opiniões.
3ª ETAPA
Apresentação
do tema: “valores humanos”
Após
explicações do professor, dividir a turma em grupo para produção de textos discorrendo
os seus olhares sobre o tema acordado.
4ª ETAPA
Apresentação
do tema: “Quem sou eu”
Produção
dos próprios nomes através da técnica grafitagem, utilizando sulfites e canetas
coloridas. Cada aluno cria a sua arte fazendo no nome desenhos que mostrarão o
seu gosto. Expor a arte do nome em painel que será exposto no pátio da escola.
5ª ETAPA
Apresentação
do tema: “Convivência social”
Promover
visitas as outras salas de aula, à secretária,, cantina, biblioteca... para
toca de conhecimento, experiência e conscientização da necessidade de interação
e respeito entre todos.
AVALIAÇÃO
Será
continua, no decorrer de cada aula através de conversas coletivas e realizações
das atividades propostas. Ressaltando o desenvolvimento da leitura e da
escrita, bem como o interesse e a participação dos alunos em todo o
desenvolvimento do projeto.
A
conclusão do projeto será utilizado como nota da disciplina para conclusão da
unidade vigente.
REFERÊNCIA:
Http://direitohumano.usp/index.phpdeclara%c3%a7%a30-universal-dos-direitos-humanos/declaração-universal-dos-direitodhumanos.html