domingo, 27 de março de 2016

A Ludicidade na educação infantil

MARÇO, 2016 

PROJETO: Jogos e Brincadeiras

TEMA: O lúdico na educação infantil

DURAÇÃO: Uma semana

PÚBLICO ALVO: Crianças dos grupos 03 à 06

INTRODUÇÃO
A brincadeira faz parte da vida da criança, e incluir a brincadeira no campo educacional tem como pressuposto o duplo aspecto de servir o desenvolvimento da criança enquanto individuo. O brincar é uma atividade enriquecedora na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos crianças e adultos.O desenvolvimento do projeto "jogos e brincadeiras" irá potencializar essas capacidades ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade em que está inserida.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.Sensibilizar os educadores sobre a importância de atividades lúdicas na educação infantil, sendo elementos facilitadores na aprendizagem das crianças, desenvolvendo suas habilidades de forma prazerosa através de jogos e brincadeiras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de poder trabalhar as diversas habilidades que serão desenvolvidas com o projeto como: socialização, cooperação, participação, limitações.
- Propiciar atividades interativas (jogos, música, contação de histórias, cantigas de roda...) que desenvolva a socialização e a afetividade das crianças.

JUSTIFICATIVA
O projeto “jogos e brincadeiras” visa trabalhar de forma lúdica, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade. Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, visto que estará promovendo a interação criança/criança e criança/adulto. É uma atividade enriquecedora que ocorre naturalmente troca de saberes através das diversas linguagens, sejam elas: oral, corporal, gestual retratando a realidade de cada criança.

FUNDAMENTAÇÃO
Para aprofundar os estudos e pesquisas relativas a “jogos e brincadeiras” e sua relação com o processo de aprendizagem social nas crianças, buscou-se os referencias teóricos de Vygotsky (1994/1998) e Kishimoto (1998) os quais tem em comum estudo sobre a importância de jogos e brincadeiras na educação infantil.

METODOLOGIA
A metodologia escolhida para desenvolver esse projeto foi:
Pesquisa para coletar dados que comprovem a importância dos jogos e brincadeiras para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
A vivência em escola de educação infantil que trabalham as teorias construtivistas.
Confecção de mural, apresentando o tema.
Oferta de doces e lembrancinhas para as crianças.

RECURSOS UTILIZADOS
Fantasias, revistas, tesoura, cola, cartolina, música, bexigas docinhos.

ABRANGÊNCIA
Sugestões de atividades que abrangem a proposta do projeto. Roda de conversa, brincadeiras (dança com bexigas, batata quente, passe a bola, hop, hop coelhinho, cantiga de roda) e a dramatização da fábula “Pretinha de neve e os sete anões”.

CULMINÂNCIA
A apresentação da fábula “Pretinha de neve e os sete gigantes”.
Uma reinterpretação do conto “Branca de neve e os sete anões”. A fábula é vestida com linguagem moderna e permeada com boas doses de humor.

RESULTADOS ESPERADOS
Espero então alcançar que cada criança possa compreender que o brincar/jogar fará com que suas habilidades sejam desenvolvidas em suas atividades mais prazerosamente.

AVALIAÇÃO
Todas as crianças devem saber o tema do projeto e o que este significa. Todos devem ter acesso aos diversos tipos de jogos e brincadeiras tanto livres como de regras simples, promovendo a compreensão das crianças sobre o quanto brincar será essencial para o seu pleno desenvolvimento e para a sua vida futura.

REFÊRENCIAS:
Kishimoto, T. M. O brincar e suas teorias, São Paulo, Pioneira, 1998.
Vygotsky, A formação da mente, ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.








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