sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SABERES EDUCACIONAIS

SABERES EDUCACIONAIS

CONSTRUTIVISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A aplicação desse método nas salas de aulas no dia a dia exige consciência e comprometimento por parte dos envolvidos, para que se tenha como resultado excelência em educação.
Na verdade o construtivismo não chega a ser um "método", pois o sistema de aprendizagem não é repetitivo
não é igual, o construtivismo é uma teoria que tem como preocupação diagnosticar, julgar e tomar decisões fundamentais sobre o ensino.
O ensino construtivista é uma ação pedagógica que envolve o ensino e aprendizagem representado respectivamente pelo professor e pelo aluno.
O professor deve atuar criando alternativas junto com o aluno, porque na verdade o aluno deve ser o sujeito da sua própria aprendizagem e o professor o mediador dessa aprendizagem.



AFETIVIDADE EM SALA DE AULA

Método ou teoria? É uma ação, uma ação que dar certo.
Todas as atividades de ensino desenvolvidas pelo professor buscando o sucesso do aluno devem ser permeadas pela afetividade e proporcionar uma boa relação entre o aluno e o objeto de conhecimento.
O professor tem papel fundamental no planejamento e condições de ensino, tornando sua prática atraente aos olhos do aluno, estimulando sua participação e despertando sua crítica e curiosidade.
O aluno aprende mais quando percebe que o professor tem comprometimento e gosta de ensinar buscando a participação dele.
Quando o professor faz da sala de aula um ambiente afetivo, o aluno sente essa afetividade então constroi
um vinculo agradável e assim fica mais fácil e prazeroso o aprendizado.


CONSTRUTIVISMO X AFETIVIDADE
Dar certo.



One Response so far.

  1. Unknown says:

    Tamanha intelectualidade de uma simples nordestina, que, com toda sua força de vontade consegue atingir todos os seus objetivos, por mais complexo que seja. Parabéns dona Zuleide, sou seu fã minha mãe querida.

Leave a Reply