PLANO DE AULA 2016
ENSINO FUNDAMENTAL II
TEMA: Beisebol no contexto
escolar
DISCIPLINA: Educação Física
ANO DE ENSINO: 6º
ao 9º ano
TEMPO ESTIMADO:
Cerca de um bimestre (9 aulas)
OBJETIVO: Desenvolver o
conhecimento sobre o beisebol, uma modalidade esportiva pouco desenvolvida no
contexto escolar brasileiro.
JUSTIFICATIVA:
Todos sabem que o ESPORTE é arma
poderosa contra as drogas e o crime. Manter nossos jovens, adolescentes, alunos
com interesses saudáveis como a prática de esporte, é a maneira mais
inteligente de consumir as energias juvenis, desenvolver o espírito de equipe e
colaboração e desta maneira contribuir para a formação de cidadãos aptos a
conviver em sociedade.
CONTEÚDO: Beisebol e
jogos similares, material informativo sobre o esporte.
MATERIAL: Cabos de
vassouras, garrafas Pets, bolas de
borrachas pequenas, giz, bambolês, cones, cartolina e computador com acesso a
internet.
DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
Ao apresentar o Beisebol para os alunos é necessário
fazer um diagnóstico do que eles já sabem a respeito. Pergunte: Quem já ouviu
falar sobre o beisebol? Já assistiram a uma partida? Como é jogado? Quais as
suas regras? Anote todas as respostas que eles deram. Se possível apresente o
vídeo “O Beisebol nos Jogos Olímpicos” para sitiá-los brevemente sobre o
esporte.
2ª ETAPA
Proponha uma pesquisa sobre o beisebol. Defina
tópicos, peça para a turma formar grupos de no máximo seis pessoas. Os tópicos
podem ser: regras principais, histórico, materiais, vestimentas usadas, país
onde é mais praticado, beisebol no Brasil. Os grupos devem apresentar para os
outros grupos o que pesquisaram. Depois da socialização das pesquisas, realizar
uma roda de conversa com os alunos para sistematizar as informações. Coloque-se
a disposição para esclarecer eventuais dúvidas.
3ª ETAPA
É hora de começar as vivências corporais. Sendo o
beisebol similar a alguns jogos populares no Brasil como o TACO. Então para criar uma identificação dos alunos com o esporte,
vale trabalhá-lo antes, realize uma partida de TACO, ressaltando as diferenças
e as características que eles têm em comum.
4ª ETAPA
Realize o jogo de beisebol com todas as regras
oficiais. Porém proponha algumas adaptações no jogo para adequar ao contexto
escolar como: Diminuir o número de INNINGS(entradas), número maior de jogador
para dar tempo de todos jogarem em uma aula. Porém, observe se as adaptações
trazem beneficio para o desenvolvimento do jogo e para a aprendizagem da turma.
ATIVIDADE MOTIVACIONAL
Sugira aos alunos um FESTIVAL DE BEISEBOL. Onde todos participarão da criação e execução
de todo o processo. Deverão elencar os pontos principais para a elaboração do
festival. Tais como:
- Regras, adaptações ou criação de novas regras.
- Número de jogador (pode aumentar ou diminuir
conforme a necessidade)
- Número de innings (entradas) se é necessário alterar
para que todos possam participar
- Rodizio de jogadores
- Número de árbitros
- Definir quem marca o placar e as súmulas dos jogos
- Nome das equipes
- Definir as premiações
Definir os materiais que serão usados no dia,
materiais construídos pelos alunos com a ajuda da professora: súmulas,
cartazes com as tabelas do jogo, giz para fazer a base, placar feito de
cartolina, uniforme (pode ser a farda da escola ou camisa padronizada pelos
alunos).
Depois de definir todos esses pontos com os alunos,
lembre-os de que o festival é um evento que tem como objetivo compartilhar
conhecimentos, confraternizar com os colegas e vivenciar a modalidade aprendida
por todos e não só por alguns.
Se tiver alunos cadeirantes, mas com domínio dos
movimentos dos membros superiores, explore o que eles conseguem fazer, o
importante é incluir o aluno em todas as etapas da sequência atribuindo a ele
responsabilidades.
No dia do festival os alunos já terão que saber todas
as suas funções. Oriente-os durante o evento, mediando todas as ações que
ocorrerem e esclarecendo as dúvidas.
Escolha um ou dois alunos para registrar o evento,
seja por fotos ou filmagens. Esse material será utilizado para socializar o
aprendizado na comunidade escolar. (cartazes com as fotos, se a escola tiver
blog postar o vídeo e as fotos).
AVALIAÇÃO
Proponha que os alunos se auto avaliem
individualmente, refletindo sobre todo o processo de aprendizagem do beisebol,
a criação e a execução do festival pela turma, como foi participar deste
processo e o que mudariam para melhorar esta forma de trabalhar o beisebol no
contexto escolar.