A música é uma das artes que mais envolve o ser humano, é uma forma de expressar capaz de mexer com as emoções. A música faz parte da vida humana desde antes do nascimento.
Ainda na barriga da mãe somos impactados pelos ritmo das batidas do coração, pela vibração dos órgãos internos do corpo. Mais tarde, ao longo da vida, ela vai nos acompanhando para embalar nossos sonos quando ainda somos bebês, para animar as cantigas de rodas nas brincadeiras infantis, para marcar presença em rodas de amigos, em cerimonias festivas, ou simplesmente pelo prazer de ouvi-la.
A música está presente em praticamente todas as culturas e sua origem é tão antiga quanto a origem da história humana. O efeito da música sobre nós se estende desde a concentração até a perda da consciência que parece embriaguez por um vinho suave ou seco, desde a veneração religiosa até a sensualidade.
A música alivia a ansiedade, aumenta a atenção, traz felicidade, senso de organização, melhora o humor, afia a memória,dar asas a imaginação, propicia a criatividade é essencial a vida.
A música influencia o comportamento das pessoas, afeta o caráter e a sociedade, cada pessoa é capaz de trazer para dentro de si a harmonia que acaba influenciando nos pensamentos,nas emoções, na saúde e até mesmo nas ações cotidianas, pode alterar e libertar emoções reprimidas. Sua influência sobre nos é tão grande que atua constantemente acelerando ou acalmando as batidas do coração, relaxando ou irritando, mexendo na pressão sanguínea, é um estopim acesso no centro das emoções
A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável, ela tem acompanhado a história e o desenvolvimento da humanidade ao longo do tempo, somando a cada dia novos ritmos em sua diversificadas melodias exercendo as mais diferentes funções. Ela está presente em todas as regiões do mundo, em todas as culturas, a todo momento, é uma linguagem universal que ultrapassa as barreiras das emoções, do tempo e do espaço.
A música é uma das formas mais belas do expressar humano, ela atinge facilmente a sensibilidade de quem quem a compõe e de quem a escuta.
Não importa o ritmo, a melodia, a música seduz, provoca o movimento, o êxtase pleno da entrega ao deixar a mente ir e o corpo seguir.
Não há argumento suficiente que explique o quanto a música influencia as pessoas não importando a sua idade, crença ou classe social.
Em fim, a música nos deixa transparentes ao aflorar nossas emoções.
Eu poderia passar o tempo todo explicando do meu jeito o "bem" que a música faz no viver humano, mas são tantos "bens" que não dá para explicar em totalidade então aconselho: Ouça música, a música que te agrada, a música do seu momento, do seu perfil, não importa sua escolha, a escolha é sua, ouça-a com a mente, com o coração, com o corpo, o seu envolver é prazeroso e confortante,atiça o fogo do corpo e um suspiro profundo da alma, chega a deixar de ser abstrato e passa a ser concreto é gratificante.
Josefa Zuleide.
Pedagogia, salvador, 2015.