sábado, 31 de janeiro de 2015

Água

PROJETO:
Água

TEMA:
Água Fonte de Vida

Proposta de ensino:
Fundamental I, 1º ao 5º ano.

OBJETIVO:
Propiciar aos alunos o conhecimento sobre a importância da água na vida dos seres vivos.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
Propor métodos para evitar o desperdício da água.

INTRODUÇÃO
A água é um bem precioso na vida de todos os seres vivos, um patrimônio que todos devem reconhecer o seu valor. A água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do planeta terra, o uso quase irracional e a poluição dos rios, lagos, mares e oceanos, podem ocasionar em um futuro breve a falta de água doce, esta situação será inevitável caso não ocorra uma mudança radical na maneira como usamos, consumimos e tratamos este precioso bem natural.

JUSTIFICATIVA:
A intencionalidade deste projeto é oportunizar aos alunos uma visão ampla que envolva inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação ao consumo desenfreado e a falta de água. Enfatizar que a terra é o único planeta do sistema solar onde existe água na forma líquida, que praticamente todas as formas de vida dependem da água para sua sobrevivência e que a água é um patrimônio de domínio público, além de ser um recurso limitado. A maior parte da água existente na terra (cerca de 97%) está nos oceanos e mares (água salgada) e a água doce boa para o nosso consumo e sobrevivência está presente em rios e lagos porém em menor quantidade (cerca de 3%) e está sujeita a escassez.

METODOLOGIA:
1- Iniciar o projeto conversando com os alunos para registrar o que eles já sabem sobre o assunto e a relação que se estabelece com suas vidas.
2- Estabelecer um programa educativo que resultará positivamente para o melhor aprendizado do aluno.
3- Aulas teóricas através de livros didáticos que apresentem em seu conteúdo informações sobre a importância da água e seus recursos; para que serve, seus benefícios e malefícios (poluição) que podem nos trazer.
4- Visitas se possível ao meio ambiente (rio, lago, cacheira)
5- Pesquisar na internet: A Lei das Águas.
6- Concurso e exposição de frases vencedoras com o tema: “Água. Economizar para durar”.

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:
Jogos e brincadeiras
Contação de histórias (A Gotinha Plim-Plim)
Vídeos sugeridos: Terra planeta água, A turma da Clarinha e o ciclo da água.
Criar um momento de discussão, reflexão e conscientização sobre a necessidade de economizar água, através do uso correto nas atividades do dia-a-dia.

AVALIAÇÃO:
Avaliar o conhecimento que a turma tinha a respeito do assunto antes e o que sabem agora. Verificar se a turma compreendeu a vital importância da água para a vida dos seres vivos, para a vida do planeta terra e que o desperdício pode ser evitado através do consumo consciente.





Josefa Zuleide
Pedagogia, 2015.







Leave a Reply