EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMA: Matemática no ensino
infantil
ANO DE ENSINO:
Grupos 04, 05, 06
OBJETIVOS
-
Conhecer diferentes aspectos referentes aos números e sua representação.
-
Desenvolver raciocínio lógico-matemático através dos jogos com regras.
JUSTIFICATIVA
É
sabido que, a criança ao ingressar na escola, traz consigo uma bagagem de
saberes adquiridos no convívio familiar e também social. Esses conhecimentos
devem ser aproveitados, pois o seu descarte acarretará na quebra de esquemas
que com muito esforço foram construídos nas mentes as crianças a fim de
dar-lhes sustentabilidade e possibilidade de compreensão do mundo ao qual estão
inseridos.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Despertar o interesse
sobre o tema trabalhado
-
Estimular a criatividade das crianças.
-
Despertar a curiosidade para aprender e se apropriar das regras que envolvem os
jogos.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Pesquisar com a ajuda dos pais onde
encontramos os números em nosso cotidiano.
-
Valorizar a fala das crianças.
- Levar
as crianças a criar hipóteses para a solução de problemas lançados.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
-
Reconhecer os números.
-
Desenvolver a autonomia nas atividades que envolvem a fala espontânea das
crianças para a resolução de situação problemas.
-
Reconhecer a importância da utilização dos números/quantidade.
-
Incentivar o respeito e a cooperação nas atividades individuais e coletivas.
AVALIAÇÃO
Realizar
o processo avaliativo através da observação do comportamento dos alunos,
hábitos, atitudes, interesse e participação durante a execução das
atividades propostas.