sábado, 9 de janeiro de 2016

BEISEBOL NO CONTEXTO ESCOLAR

PLANO DE AULA  2016
“JOGOS”
ENSINO FUNDAMENTAL II

TEMA: Beisebol no contexto escolar

DISCIPLINA: Educação Física

ANO DE ENSINO: 6º ao 9º ano

TEMPO ESTIMADO: Cerca de um bimestre (9 aulas)

OBJETIVO: Desenvolver o conhecimento sobre o beisebol, uma modalidade esportiva pouco desenvolvida no contexto escolar brasileiro.

JUSTIFICATIVA: Todos sabem que o ESPORTE é arma poderosa contra as drogas e o crime. Manter nossos jovens, adolescentes, alunos com interesses saudáveis como a prática de esporte, é a maneira mais inteligente de consumir as energias juvenis, desenvolver o espírito de equipe e colaboração e desta maneira contribuir para a formação de cidadãos aptos a conviver em sociedade.

CONTEÚDO: Beisebol e jogos similares, material informativo sobre o esporte.

MATERIAL: Cabos de vassouras, garrafas Pets, bolas de borrachas pequenas, giz, bambolês, cones, cartolina e computador com acesso a internet.

DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
Ao apresentar o Beisebol para os alunos é necessário fazer um diagnóstico do que eles já sabem a respeito. Pergunte: Quem já ouviu falar sobre o beisebol? Já assistiram a uma partida? Como é jogado? Quais as suas regras? Anote todas as respostas que eles deram. Se possível apresente o vídeo “O Beisebol nos Jogos Olímpicos” para sitiá-los brevemente sobre o esporte.

2ª ETAPA
Proponha uma pesquisa sobre o beisebol. Defina tópicos, peça para a turma formar grupos de no máximo seis pessoas. Os tópicos podem ser: regras principais, histórico, materiais, vestimentas usadas, país onde é mais praticado, beisebol no Brasil. Os grupos devem apresentar para os outros grupos o que pesquisaram. Depois da socialização das pesquisas, realizar uma roda de conversa com os alunos para sistematizar as informações. Coloque-se a disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

3ª ETAPA
É hora de começar as vivências corporais. Sendo o beisebol similar a alguns jogos populares no Brasil como o TACO. Então para criar uma identificação dos alunos com o esporte, vale trabalhá-lo antes, realize uma partida de TACO, ressaltando as diferenças e as características que eles têm em comum.

4ª ETAPA
Realize o jogo de beisebol com todas as regras oficiais. Porém proponha algumas adaptações no jogo para adequar ao contexto escolar como: Diminuir o número de INNINGS(entradas), número maior de jogador para dar tempo de todos jogarem em uma aula. Porém, observe se as adaptações trazem beneficio para o desenvolvimento do jogo e para a aprendizagem da turma.

ATIVIDADE MOTIVACIONAL
Sugira aos alunos um FESTIVAL DE BEISEBOL. Onde todos participarão da criação e execução de todo o processo. Deverão elencar os pontos principais para a elaboração do festival. Tais como:
- Regras, adaptações ou criação de novas regras.
- Número de jogador (pode aumentar ou diminuir conforme a necessidade)
- Número de innings (entradas) se é necessário alterar para que todos possam participar
- Rodizio de jogadores
- Número de árbitros
- Definir quem marca o placar e as súmulas dos jogos
- Nome das equipes
- Definir as premiações
Definir os materiais que serão usados no dia, materiais construídos pelos alunos com a ajuda da professora: súmulas, cartazes com as tabelas do jogo, giz para fazer a base, placar feito de cartolina, uniforme (pode ser a farda da escola ou camisa padronizada pelos alunos).
Depois de definir todos esses pontos com os alunos, lembre-os de que o festival é um evento que tem como objetivo compartilhar conhecimentos, confraternizar com os colegas e vivenciar a modalidade aprendida por todos e não só por alguns.
Se tiver alunos cadeirantes, mas com domínio dos movimentos dos membros superiores, explore o que eles conseguem fazer, o importante é incluir o aluno em todas as etapas da sequência atribuindo a ele responsabilidades.
No dia do festival os alunos já terão que saber todas as suas funções. Oriente-os durante o evento, mediando todas as ações que ocorrerem e esclarecendo as dúvidas.
Escolha um ou dois alunos para registrar o evento, seja por fotos ou filmagens. Esse material será utilizado para socializar o aprendizado na comunidade escolar. (cartazes com as fotos, se a escola tiver blog postar o vídeo e as fotos).

AVALIAÇÃO
Proponha que os alunos se auto avaliem individualmente, refletindo sobre todo o processo de aprendizagem do beisebol, a criação e a execução do festival pela turma, como foi participar deste processo e o que mudariam para melhorar esta forma de trabalhar o beisebol no contexto escolar.


Leave a Reply