sexta-feira, 4 de abril de 2014

CIDADANIA

PROJETO: Cidadania

TEMA: A importância da formação de cidadãos conscientes a partir da educação infantil

OBJETIVO: Formar alunos para serem cidadãos conscientes, conhecedores de seus deveres e capazes de lutar pela concretização dos seus direitos.

CONHECIMENTO PRÉVIO: Ter noção de cidadania, do que é ser cidadão, aprender éticas e boas maneiras.

OFICINA DE ARTE: Desenho coletivo da Bandeira brasileira

MATERIAIS: Vídeos, revistas, tinta guache, pincel, papel metro.

RECREAÇÃO DIRIGIDA: corrida de pneus

ATIVIDADE EXTRA: Eleição para escolher o nome da turminha.

ATIVIDADES MOVIMENTADAS:
Jogos e brincadeiras
JOGOS: Jogo da memória, bingo das vogais, bola fugitiva, bolinhas de gude.
 BRINCADEIRAS: Cadê o grilo, cantiga de roda, três, três passará.

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS:
Vídeos: Éticas e boas maneiras, cidadania para criança.
 Roda de conversa, desenho livre corte e colagem, brinquedos, massinha.

ATIVIDADE MOTIVACIONAL: Perguntar aos alunos se foi interessante aprender o que é ser cidadão, incentivar a pratica de boas maneiras na escola, em casa e na rua, sugerir que observem se os colegas agem corretamente uns com os outros e relatar para a professora.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO: Explicar de forma dinâmica o que é ser cidadão.

Apresentar vídeos que relatem o papel do cidadão na sociedade, explicar a importância do voto através da pequena eleição elaborada em sala de aula, observar o interesse e o desenvolvimento dos alunos referente ao projeto.

Josefa Zuleide Reis de Freitas, pedagoga. Salvador, 2014

Leave a Reply