domingo, 20 de julho de 2014

Projeto Sustentabilidade

PROJETO
Sustentabilidade

ANO DE ENSINO
Fundamental 1: 4º e 5º

TEMA
 Por um mundo mais sustentável

OBJETIVO
Valorizar o uso adequado dos recursos naturais

CONHECIMENTO PRÉVIO
Conhecer alguns recursos naturais, quais objetos após seu uso podem ser reciclados.

JUSTIFICATIVA
É fundamental que as crianças adquiram o conhecimento e a compreensão sobre o que é um mundo mais sustentável, que sustentabilidade é o futuro da humanidade, é garantia da melhor qualidade de vida hoje e para futuras gerações.
saber que a terra nossa fonte de recursos naturais é um sistema fechado onde todos os recursos possuem limites de utilização, que é necessário respeitar sua capacidade de repô-los.

METODOLOGIA
Converse sobre sustentabilidade nos dias atuais e o que as crianças e adultos podem fazer para preservar o meio ambiente.

ATIVIDADE MOTIVACIONAL
Elaborar junto com os alunos a produção de folhetos com as seguintes mensagens:
"Vamos transformar o mundo de maneira mais limpa, mais pensada"
"Vamos cuidar do nosso planeta pessoal, porque a terra não tem recursos suficientes para nosso impulso transformador"
"Não podemos mudar o mundo, mais uma pequena parcela dele, ou seja, nós mesmos, por um mundo sustentável”.
Ao concluir a atividade tirar cópias do material e no horário de recreação peça para os alunos circularem pela escola distribuindo os folhetos para todos os alunos da escola

OFICINA DE ARTE
Vai-e-vem

MATERIAL
Garrafas pet, cola branca corda de varal, papel ofício, piloto preto, guache, hidrocor, sementes (feijão, milho, coentro....)Terra adubada, pequenos caqueiros, pincel, palitos de picolé, cola colorida, papel duplex, sucata (caixas de sapatos remédios...).

TÉCNICA DE DESENHO
Cola colorida sobre palitos de picolé

MATEMÁTICA
Corrida dos números

ATIVIDADE EXTRA
Plantar sementes

RECREAÇÃO DIRIGIDA
Pintar e montar sucata conforme a criatividade de cada um.

CURIOSIDADE
 Como a água de coco foi parar lá dentro? (site da recreio)

VÍDEO
A carta da Terra (2:31)

JOGOS E BRINCADEIRAS
O mestre mandou
Amarelinha
Corrida de pneu
Estória com fantoche
Jogo da memória
Escravo de Jó

AVALIAÇÃO

Elaborar um questionário com cinco ou dez perguntas referente ao tema, pedir que os alunos respondam em dupla, após o término de a atividade iniciar uma discussão


observando o interesse e entendimento de cada aluno.

Josefa Zuleide Reis de Freitas, Pedagoga. Salvador, 2014

Leave a Reply