PROJETO
Sustentabilidade
ANO DE ENSINO
Fundamental 1: 4º e 5º
TEMA
Por um mundo mais sustentável
OBJETIVO
Valorizar o uso adequado
dos recursos naturais
CONHECIMENTO PRÉVIO
Conhecer alguns recursos
naturais, quais objetos após seu uso podem ser reciclados.
JUSTIFICATIVA
É fundamental que as
crianças adquiram o conhecimento e a compreensão sobre o que é um mundo mais
sustentável, que sustentabilidade é o futuro da humanidade, é garantia da
melhor qualidade de vida hoje e para futuras gerações.
saber que a terra nossa
fonte de recursos naturais é um sistema fechado onde todos os recursos possuem
limites de utilização, que é necessário respeitar sua capacidade de repô-los.
METODOLOGIA
Converse sobre
sustentabilidade nos dias atuais e o que as crianças e adultos podem fazer para
preservar o meio ambiente.
ATIVIDADE MOTIVACIONAL
Elaborar junto com os
alunos a produção de folhetos com as seguintes mensagens:
"Vamos transformar o
mundo de maneira mais limpa, mais pensada"
"Vamos cuidar do
nosso planeta pessoal, porque a terra não tem recursos suficientes para nosso
impulso transformador"
"Não podemos mudar o
mundo, mais uma pequena parcela dele, ou seja, nós mesmos, por um mundo
sustentável”.
Ao concluir a atividade
tirar cópias do material e no horário de recreação peça para os alunos
circularem pela escola distribuindo os folhetos para todos os alunos da escola
OFICINA DE ARTE
Vai-e-vem
MATERIAL
Garrafas pet, cola branca
corda de varal, papel ofício, piloto preto, guache, hidrocor, sementes (feijão,
milho, coentro....)Terra adubada, pequenos caqueiros, pincel, palitos de
picolé, cola colorida, papel duplex, sucata (caixas de sapatos remédios...).
TÉCNICA DE DESENHO
Cola colorida sobre
palitos de picolé
MATEMÁTICA
Corrida dos números
ATIVIDADE EXTRA
Plantar sementes
RECREAÇÃO DIRIGIDA
Pintar e montar sucata
conforme a criatividade de cada um.
CURIOSIDADE
Como a água de coco foi parar lá dentro? (site
da recreio)
VÍDEO
A carta da Terra (2:31)
JOGOS E BRINCADEIRAS
O mestre mandou
Amarelinha
Corrida de pneu
Estória com fantoche
Jogo da memória
Escravo de Jó
AVALIAÇÃO
Elaborar um questionário
com cinco ou dez perguntas referente ao tema, pedir que os alunos respondam em
dupla, após o término de a atividade iniciar uma discussão
observando o interesse e entendimento de cada aluno.
Josefa Zuleide Reis de Freitas, Pedagoga. Salvador, 2014