Folclore
ANO DE ENSINO
Educação infantil/Fundamental 1
TEMA
O saber tradicional do povo
OBJETIVO
Ter conhecimento do folclore brasileiro identificando suas características, valores, estimular as crianças e suas imaginações.
TÉCNICA DE DESENHO
Carvão vegetal (desenhar Saci Pererê)
Desenho com colagem (caldeirão da cuca)
MATEMÁTICA
Bolinhas de gude/amarelinha
RECREAÇÃO DIRIGIDA
Estátua com música
OFICINA DE ARTE
Currupio/pipa
MATERIAIS
Papel de seda, papel crepom,cola branca, cola quente, barbante, linha nº 2, papelão, talisca de palha de coqueiro, carvão vegetal.
ESCLARECIMENTO PEDAGÓGICO
O folclore é a cultura popular que envolve a sabedoria e a linguagem do povo, ele é dinâmico e muda a medida que evolui a criatividade do homem.
Seu aproveitamento na escola é um excelente recurso interdisciplinar.
A riqueza cultural do Brasil precisa ser valorizada e os alunos devem aprender desde a educação infantil a conhecer e a amar o país onde vivem e suas diversas manifestações culturais.
CAMPOS DE AÇÃO DO FOLCLORE
HABITAÇÃO: Casa de taipa
ACESSÓRIOS DA HABITAÇÃO: Rede, esteira de palha de coqueiro...
COMIDAS E BEBIDAS: Caruru, vatapá, canjica, licor...
UTENSÍLIOS CASEIROS: Panela de barro, colher de pau, candeeiros...
VESTUÁRIO: Roupa de vaqueiro, fantasias para danças e folguedos...
ARTE:
Renda, crochê, escultura de barro e madeira.
ARTESANATO: Trabalho em couro e chifre de boi, fabrico de farinha de mandioca.
MÚSICA: Modas-de-viola, maracatu, folia do divino...
FESTAS E DANÇAS: Frevo, carnaval, festas religiosas, bumba-meu-boi...
CRENDICES: Imagens de santos, oratórios, figas, amuletos...
TRANSPORTE: Carro de boi, carroça, jangada....
LINGUAGEM: Apelidos
LITERATURA: Lendas, causos anedotas, cordéis
.
SUPERSTIÇÕES (são acidentes ocasionais que se supõem ser malefícios), Passar em baixo de escada dar azar, gato preto cruzar a nossa frente dar azar , quebrar espelho, sete anos de azar...
JOGOS: bolinhas de gude, sete pedrinhas, amarelinha...
Brinquedos: Peteca, boneca de pano, pipa, pião, perna-de-pau...
CRIAÇÃO DE ANIMAIS: Currais, galinheiro, chiqueiro...
ARMADILHA PARA CAÇAR: Arapuca, bodoque, estilingue...
ROTEIRO DE ATIVIDADES FOLCLÓRICAS (para trabalhar a concentração, agilidade e interação dos alunos).
JOGOS
JOGO DOS PONTINHOS (Em dupla)
Materiais (malha pontilhada, canetas de várias cores)
1- O objetivo do jogo é completar os quadrinhos na malha pontilhada.
2-Cada um na sua vez fará uma linha unindo dois pontos.
3- Quando alguém fechar o quadrinho deverá colocar a inicial do seu nome e terá direito de fgazer mais uma linha.
4- Vence a dupla que tiver completado mais quadrinhos no tempo determinado pela professora.
CANTIGA DE RODA
"SAPO JURURU
sapo jururu
na beira do rio
quando o sapo
grita,ó mainha!
diz que está com frio.
A mulher do sapo
É quem está lá dentro
fazendo rendinha,ó mainha!
pro seu casamento".
TRAVA-LÍNGUAS
"O pinto pia, a pia pinga
a pia pinga o pinto pia"
"Chico xereta
chupava chupeta
chutou a caixinha
e puxou a gaveta".
ADIVINHAS
O QUE É O QUE É?
Na água nasci, na água me criei, se voltar para a água, na água morrerei.
RESPOSTA (sapo ou sal)
Qual o sobrenome que todo mundo tem?
RESPOSTA (costa)
ANEDOTA (a professora declama a anedota gesticulando para ficar mais divertida)
"O sapo encontrou o tatu que, lhe disse:
- Compadre, hoje terá festa no céu e todos os bichos serão convidados.
O sapo abriu a boca enorme e falou:
- Oooooba!!!!
O tatu falou:
-É compadre, mas bicho que tem a boca grande não entra.
O sapo mais que depressa fechou a bocona, fez biquinho e falou:
- coitadinho do jacaré".
BOITATÁ
É uma cobra assustadora que emite luz e fogo e pode ser vista à noite na roça.
Dizem, que uma vez a floresta inundou e o boitatá foi o único animal que sobreviveu, e por ficar muito tempo no escuro acabou ficando com os olhos grandes e luminosos. Alguns acreditam que ele protege a floresta de incêndios.
PARLENDAS
Macaco na feira
"O macaco foi a feira
não teve o que comprar
comprou uma cadeira
para a comadre se sentar
a comadre se sentou
a cadeira se quebrou
coitada da comadre
foi parar no corredor".
PROVÉRBIOS
"Parentes são nossos dentes
e às vezes mordem a gente"
"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura"
.
BRINCADEIRAS
Cabo de guerra
boca de forno
Batata quente
Elefantinho colorido.
SUGESTÃO PEDAGÓGICA
Resgatar o folclore inclui trazer de volta para o universo infantil as brincadeiras, as crianças interagem umas com as outras e se divertem.
As crianças de hoje não sabem mais brincar, só gostam de jogar videogames e navegar na internet, então com o aproveitamento do folclore no ambiente escolar podemos traze-las de volta à infância gostosa das brincadeiras antigas.
A escola tem um papel fundamental nesse sentido, não só durante o mês de agosto, mas ao longo de todo ano,nas diversas atividades.
Josefa Zuleide Reis de Freitas. Pedagoga, Salvador, 2014