quinta-feira, 3 de julho de 2014

Impasses e avanços do sistema educacional brasileiro

                                       
                                              
Fazendo uma volta ao passado da história da educação brasileira, principalmente da escola pública, lembramos que tudo começou com a chegada dos Jesuítas, que impuseram uma educação regida pela força do cristianismo, a igreja católica tinha a construção da escola pública no seu poder.
Depois surgiu o interesse da coroa que através do Marquês de Pombal deu-se início as reformas educacionais seriam um avanço, mas, na realidade o Marquês de Pombal só queria aumentar o poder do rei, era tudo politica, não havia real interesse numa educação de qualidade.
Iniciou-se uma jornada infinita através de planos, reformas e metas a cada novo governo.
Grandes nomes de intelectuais brasileiros; Anísio Teixeira, Lourenço Filho... Buscaram uma escola construtiva, nova, ativa, funcional.
Verdade seja dita, aconteceu, vem acontecendo avanços surpreendentes no sistema educacional, mas, ainda não é uma escola satisfatória.
Expectativas surgem a cada novo governo, nesse momento o Brasil está vivenciando novos avanços nas metas para o sistema de educação, o novo PNE (plano nacional de ensino) sancionado pela excelentíssima presidenta da república Dilma Rousseff, estabelece para um período de dez anos metas que vão desde a educação infantil até o ensino superior, passando pela gestão, financiamento e pela formação do professor.
O novo PNE traz avanços esperados que a educação carece, prioriza promover excelentes mudanças na educação pública  tendo como meta, uma educação de qualidade.
Em suma, a presidenta Dilma Rousseff quer para nosso sistema educacional o que o presidente Lula quis e quer: Um avanço absoluto através do entendimento entre as esferas administrativas para transformar o sistema educacional em uma escola ativa, funcional, igualitária.
AVANTE BRASIL!    




Leave a Reply