terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Reciclagem Existencial

Reciclagem Existencial
Ao pensar em reciclagem, lembro responsabilidade e consciência.
Para as ciências convencionais o termo "reciclagem"está diretamente relacionado a sustentabilidade de um ambiente.
Ecologicamente a reciclagem tem como meta a missão de conservarmos um mundo melhor para a geração futuro herdar um planeta saudável.
Fundamentado nesta compreensão há então a necessidade de um olhar diferenciado e consciente para a existência humana, O homem em busca do “seu melhor”, fazendo do planeta um habitat sustentável, neste fazer perpassa, valores, ética e responsabilidade social.
A reciclagem existencial e as várias outras técnicas de reciclagem necessitam do discernimento e corroboração do homem, onde não há espaço para o comodismo, é necessário caminhar para um planeta mais evolutivo, consciente participativo.
A Reciclagem Existencial é uma técnica de mudanças de jogo é “Bingo”, porque consiste na substituição de valores, mudanos por valores conscienciais, para que aconteça verdadeiramente é de suma importância abrir mão de conceitos e hábitos ultrapassados, deixar o secundário de lado, aproveitar as vivências do passado para enriquecer o futuro, buscar novas maneiras de vê o mundo, ampliar os pensamentos, aprimorar as ações por um mundo agradável e sustentável.
A reciclagem existencial abrange principalmente o esforço da consciência  lúcida, o não desistir diante dos obstáculos, porque todo obstáculo pode ser superado. Quando há um querer, nunca é tarde para por em prática uma enriquecedora ação do homem em benefício da humanidade.
A técnica de reciclagem existencial só poderá acontecer em verdade, se o homem deixar de lado comodismo e o secundário. Atuar pelos valores e princípios pessoais.
Desenvolver a auto-organização, hábitos saudáveis e rotinas úteis.
Sair da condição do improviso, ampliar as capacidades e potencialidades.
Ter uma postura ativa e dinâmica ante a evolução.
Investir no autoconhecimento, manter relações afetivas e sadias.
Consumir com responsabilidade, preservar, economizar, valorizar os bens de consumo renovável e não-renovável.
A prática lúcida da reciclagem existencial pode mudar para melhor a face da existência humana através de benefícios que promoverão a dinamização e o melhor aproveitamento da sua atual existência.

Referência
Ciência&Consciência

"Vá naquele “cantinho” escondido do seu ser onde guarda tudo oque é importante: amor, valores, crenças, ética, alegria; deixe-os a mostra para não perde-los de vista, some à sua capacidade de discernir, preservar, harmonizar valorizar, recomeçar... e "tudo” será melhor".



Josefa Zuleide
Pedagogia


Salvador 2015

One Response so far.

  1. Unknown says:

    Palavras bem colocadas.....a senhora é demais

Leave a Reply