sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

A INTELIGÊNCIA

                                             

O processo de desenvolvimento da inteligência não pode seguir um programa prè-determinado, ele tem de ir e vir mais ou menos ao sabor dos fluxos dos interesses reais do movimento e de possibilidade e desenvolver novos interesses. A inteligência é um fenômeno que nos capacita a aprender a verdade, raciocinar, realizar e desenvolver habilidades. Devemos utiliza-la com sabedoria para adquirir e transmitir conhecimento em beneficio da humanidade.
Inteligência é a solução de um problema novo para o indivíduo, é a coordenação dos meios para atingir certo fim,que não é acessível de maneira imediata.

                                 O PENSAR

O pensamento é a inteligência interiorizada se apoiando não mais sobre a ação direta, mas sobre um simbolismo, sobre a evocação simbólica pela linguagem, imagens mentais etc.
Somos seres pensantes, projetamos nosso futuro, resolvemos problemas, criamos, sonhamos, fantasiamos, somos dotados de raciocínio lógico,somos capazes de pensar sobre nós mesmos.
Todas as expressões do homem são carregadas de elementos psíquicos, decorrentes de sua capacidade cognitiva, intelectual, afetiva, corporal.
A inteligência pensada como capacidade cognitiva e intelectual que integra a globalidade humana não pode ser compreendida isolada da totalidade de aspectos, aptidões, capacidades do ser humano.
Em suma, conhecer a dimensão e extensão da inteligência humana necessita de muito estudo, observação, variadas leitura, espírito investigador, amor pelo conhecimento e ter sempre a certeza que inteligência é o saber de tudo extrair um novo conhecimento.


"Comportar-se criativamente frente a uma situação é inteligência".





Pedagogia.
Josefa Zuleide.


Leave a Reply