terça-feira, 7 de julho de 2015

VISITA A BARRAGEM DE IPITANGA


PLANO DE AULA
NÍVEL DE ENSINO: FUNDAMENTAL 3º CICLO

TITULO: Visita a Rios e Barragens

TEMA: Barragem de Ipitanga

DISCIPLINA: Educação Ambiental, (ciência, história, geografia...)

ANO DE ENSINO:  6º ano

TEMPO ESTIMADO: Três aulas

OBJETIVO
 Possibilitar aos educandos conhecer uma barragem do seu município, sua utilidade e os cuidados necessários para a preservar suas águas e a sua mata ciliar.

CONTEÚDO
 Leitura e interpretação de textos sobre rios e barragens. A conservação e preservação da barragem de Ipitanga. A importância da barragem para o bairro de Cajazeira e adjacências.Água fonte de vida e alimento.

METODOLOGIA
 Visitar o Site do Ministério do Meio Ambiente para conhecer as leis que asseguram a preservação da natureza.
Atividade de campo ( visita a barragem de Ipitanga).
Anotações do que for observado na atividade de campo.
Organizar duplas ou equipes para realizar pesquisa sobre a história da barragem de Ipitanga.

RECURSOS DIDÁTICOS
 Computador com acesso a internet, livros didáticos, textos informativos,gravuras referentes ao tema, cartolina, cola.

ESTRATÉGIAS
Possibilitar uma discussão sobre a atividade de campo, promovendo a fala de todos os alunos.
Solicitar que as duplas ou equipes elaborem um questionário fundamentado nas anotações da atividade de campo e nas informações obtidas no material pesquisado, além de enriquecê-lo com sugestões próprias de ações positivas para a preservação da barragem e da sua mata ciliar. Responder o questionário em sala de aula ou em casa, conforme solicitação do professor.

AVALIAÇÃO
Será observado o desempenho, o interesse dos alunos, a participação e a coletividade.

Zuleide Reis

Pedagogia, 2015.
  


Leave a Reply