PLANO DE AULA
NÍVEL DE ENSINO: FUNDAMENTAL 3º CICLO
TITULO: Visita a Rios e Barragens
TEMA: Barragem de Ipitanga
DISCIPLINA: Educação Ambiental, (ciência, história, geografia...)
ANO DE ENSINO: 6º ano
TEMPO ESTIMADO: Três aulas
OBJETIVO
Possibilitar aos educandos conhecer uma barragem do seu município, sua utilidade e os cuidados necessários para a preservar suas águas e a sua mata ciliar.
CONTEÚDO
Leitura e interpretação de textos sobre rios e barragens. A conservação e preservação da barragem de Ipitanga. A importância da barragem para o bairro de Cajazeira e adjacências.Água fonte de vida e alimento.
METODOLOGIA
Visitar o Site do Ministério do Meio Ambiente para conhecer as leis que asseguram a preservação da natureza.
Atividade de campo ( visita a barragem de Ipitanga).
Anotações do que for observado na atividade de campo.
Organizar duplas ou equipes para realizar pesquisa sobre a história da barragem de Ipitanga.
RECURSOS DIDÁTICOS
Computador com acesso a internet, livros didáticos, textos informativos,gravuras referentes ao tema, cartolina, cola.
ESTRATÉGIAS
Possibilitar uma discussão sobre a atividade de campo, promovendo a fala de todos os alunos.
Solicitar que as duplas ou equipes elaborem um questionário fundamentado nas anotações da atividade de campo e nas informações obtidas no material pesquisado, além de enriquecê-lo com sugestões próprias de ações positivas para a preservação da barragem e da sua mata ciliar. Responder o questionário em sala de aula ou em casa, conforme solicitação do professor.
AVALIAÇÃO
Será observado o desempenho, o interesse dos alunos, a participação e a coletividade.
Zuleide Reis
Pedagogia, 2015.