PLANO
DE AULA
“Respeito no convívio social e escolar”
NÍVEL DE ENSINO: Fundamental 3º ciclo
TEMA: Respeito ao próximo
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: História,
Língua portuguesa, Arte
ANO DE ENSINO: 4º ano
TEMPO ESTIMADO: 05 aulas
OBJETIVO GERAL
Refletir sobre a
importância do próximo em nossa vida
OBJETIVO ESPECÍFICO
Respeitar regras
sociais de convívio com o outro
JUSTIFICATIVA
O plano visa
favorecer o desenvolvimento da tolerância e do respeito ao próximo e aos
valores, melhorar o convívio entre as crianças, torna-las mais pacientes e
prestativas com o outro. Além de promover um clima de harmonia entre as
crianças das nossas salas de aula.
CONTEÚDO
O próximo
Qualidade
Respeito
METODOLOGIA
Fazer pesquisa sobre tolerância e respeito
Assistir vídeo de palestra referente ao tema
Leitura de textos sobre regras, respeito e boa
convivência com o outro
Elaborar questionário para uma entrevista que será
realizada pelos alunos (entrevistar os pais e funcionários da escola)
Confecção de painel ilustra-lo com figuras e legendas que
apresentam cenas de respeito e desrespeito ao próximo, frases de qualidades
positivas no ambiente escolar e social.
Exposição do painel no pátio principal da escola.
RECURSOS DIDÁTICOS
Computador com acesso a internet, jornais, revistas,
canetas hidrocor, lápis cera, cola, tesoura, papel metro, cartolina, fita
adesiva.
ESTRATÉGIAS
Formar duplas para uma produção textual: “Qual a
importância do próximo em minha vida” (pontuada).
Proporcionar discussão dirigida sobre a falta de respeito
no contexto escolar e no convívio social.
Questionar o que são sentimentos? Quais os sentimentos
que sentimos em situações como: Briga brincadeira, maus tratos, gentileza?
O que são valores no trato com o próximo?
Distribuir papel e caneta e solicitar aos alunos a
produção de bilhete para um colega da sala ( o aluno escolhe o colega em
segredo) elogiando-o por seu modo de ser, enfatizando suas qualidades. Ao
termino da produção a professora pede que cada aluno entregue o bilhete para o
colega escolhido, ao receber o bilhete o aluno (a) deve ficar de pé e ler em
voz alta o que o colega escreveu sobre ele (ela) e logo agradecer de forma
afetiva o agrado que o colega fez. Possibilitar a participação de todos os
alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será continua através da observação as
atividades e das possíveis mudanças no comportamento dos alunos.
pedagogia 2015
Zuleide Freitas
pedagogia 2015
Zuleide Freitas