sexta-feira, 24 de julho de 2015

Respeito no convívio social e escolar

PLANO DE AULA

“Respeito no convívio social e escolar”
NÍVEL DE ENSINO: Fundamental 3º ciclo

TEMA: Respeito ao próximo

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: História, 
Língua portuguesa, Arte

ANO DE ENSINO: 4º ano

TEMPO ESTIMADO: 05 aulas

OBJETIVO GERAL
 Refletir sobre a importância do próximo em nossa vida

OBJETIVO ESPECÍFICO
 Respeitar regras sociais de convívio com o outro

JUSTIFICATIVA
 O plano visa favorecer o desenvolvimento da tolerância e do respeito ao próximo e aos valores, melhorar o convívio entre as crianças, torna-las mais pacientes e prestativas com o outro. Além de promover um clima de harmonia entre as crianças das nossas salas de aula.

CONTEÚDO
O próximo
Qualidade
Respeito

METODOLOGIA
Fazer pesquisa sobre tolerância e respeito
Assistir vídeo de palestra referente ao tema
Leitura de textos sobre regras, respeito e boa convivência com o outro
Elaborar questionário para uma entrevista que será realizada pelos alunos (entrevistar os pais e funcionários da escola)
Confecção de painel ilustra-lo com figuras e legendas que apresentam cenas de respeito e desrespeito ao próximo, frases de qualidades positivas no ambiente escolar e social.
Exposição do painel no pátio principal da escola.

RECURSOS DIDÁTICOS
Computador com acesso a internet, jornais, revistas, canetas hidrocor, lápis cera, cola, tesoura, papel metro, cartolina, fita adesiva.

ESTRATÉGIAS
Formar duplas para uma produção textual: “Qual a importância do próximo em minha vida” (pontuada).
Proporcionar discussão dirigida sobre a falta de respeito no contexto escolar e no convívio social.
Questionar o que são sentimentos? Quais os sentimentos que sentimos em situações como: Briga brincadeira, maus tratos, gentileza?
O que são valores no trato com o próximo?
Distribuir papel e caneta e solicitar aos alunos a produção de bilhete para um colega da sala ( o aluno escolhe o colega em segredo) elogiando-o por seu modo de ser, enfatizando suas qualidades. Ao termino da produção a professora pede que cada aluno entregue o bilhete para o colega escolhido, ao receber o bilhete o aluno (a) deve ficar de pé e ler em voz alta o que o colega escreveu sobre ele (ela) e logo agradecer de forma afetiva o agrado que o colega fez. Possibilitar a participação de todos os alunos.

AVALIAÇÃO

A avaliação será continua através da observação as atividades e das possíveis mudanças no comportamento dos alunos.

pedagogia 2015

Zuleide Freitas

Leave a Reply