AS TRÊS MODALIDADES
O que são e como costumam ser aplicadas nas escolas.
A Necessidade de avaliar sempre se fará presente, não importa a norma ou padrão pela qual baseia-se o modelo educacional.
A avaliação representa um dos pontos vitais para o alcance de uma prática pedagógica competente.
O Processo avaliativo ocorre em três modalidades: Somativa, Formativa e Diagnóstica.
AVALIAÇÃO SOMATIVA
A Avaliação Somativa também conhecida como Avaliação Classificatória, é a ação que determina o grau de conhecimento do aluno. Ela tem como propósito classificar o aluno ao final do período, não leva em conta a subjetividade e descrimina os modos diferentes de se perceber a aprendizagem. ela reproduz a estrutura da classe dominante e cria hierarquias de excelências. Sua aplicação é fundamentada na concepção de que o aluno é uma tábula rasa onde são comparados e depois classificados em virtude de uma norma padrão, ou seja, preestabelece a capacidade dos alunos.
AVALIAÇÃO FORMATIVA
É chamada formativa no sentido que indica como os alunos estão se modificando. Sua função é informar o aluno e o professor sobre os resultados que estão sendo alcançados. ela permite orientar e otimizar as aprendizagens em curso sem a preocupação de classificar, certificar e relacionar, não dobra-se a esses critérios. Tem como preocupação central coletar dados para reorientar os processos de ensino e de aprendizagem. Esta avaliação fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais, que se aplica em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender, prezando uma educação continuada.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
É um instrumento que avalia o nível de conhecimento que o aluno possui. É constituída por uma sondagem, projeção e retrospecção da situação de desenvolvimento do aluno, visando as tomadas de atitudes satisfatórias e eficazes. Objetiva verificar em que medida os conhecimentos anteriores ocorreram e o que se faz necessário planejar para selecionar dificuldades encontradas.
A avaliação deverá ocorrer no início de cada ciclo de estudos, sendo necessário que o professor assuma uma postura reflexiva, compreendendo o contexto em uma relação dinâmica, que mantenha vinculo entre aprendizagem e realidade e só a realize quando parte da concepção de que nenhum ser humano é igual ao outro, cada ser é único na sua singularidade e relevância.
Pedagogia, 2015