PROJETO
Brincadeira e o trabalho
infantil
TEMA
A importância de conhecer
o Estatuto da Criança e do Adolescente e o trabalho infantil
OBJETIVO GERAL
Despertar nas crianças
uma consciência cidadã de respeito e valorização de se e do outro.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Promover a defesa do
direito da criança brincar.
JUSTIFICATIVA
Brincar é uma necessidade
para o desenvolvimento infantil.
A criança brinca por
necessidade e ao brincar aprimora seus movimentos, seus sentidos e seu
emocional. A exploração do trabalho infantil é consequência da desigualdade
social? É a indigna exploração dos pais? O desemprego dos pais? A fome? A falta
de escolaridade? De qualquer forma nenhum desses fatores é de responsabilidade
da criança.
ATIVIDADE MOTIVACIONAL
A professora organiza juntamente
com os alunos um evento social sobre o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
(ECA), solicita a participação do pais e da comunidade escolar.
o objetivo do evento é
conscientizar todos para a importância de conhecer e respeitar o ECA, (a
professora efetua a leitura e explicação do ECA), para finalizar o evento as
crianças fazem uma apresentação da música "Criança não trabalha, criança
da trabalho".
TÉCNICA DE DESENHO
pintura a dedo
MATEMÁTICA
Noção de medida de tempo
OFICINA DE ARTE
Binóculo de sucata
RECREAÇÃO DIRIGIDA
Cantiga de roda:
"Vai abóbora, vai
melão"...
"A barata diz que
tem"...
"Nesta rua"...
MATERIAIS
Tinta guache, rolinhos de
papel higiênico,barbante, cola quente.
ATIVIDADES
DIVERSIFICADAS/MOVIMENTADAS
Após leitura a professora
explica para os alunos a diferença entre a exploração do trabalho infantil e as
tarefas que as crianças devem desempenhar em casa para ajudar as mães.
- Quem ajuda em casa?
-Que atividade desempenha?
- Quantas vezes por
semana?
- O que menos gosta de
fazer?
- O que mais gosta de
fazer?
História; a cigarra e a
formiga
Apresentar imagens de
crianças trabalhando
Desenho livre
JOGOS E BRINCADEIRAS
Cantiga de roda
Elefante voa?
Com quem estará a bola
voley
Pular obstáculo
AVALIAÇÃO
A professora promove uma
discussão entre os alunos referente ao conteúdo abordado e questiona o que eles
aprenderam, principalmente sobre o trabalho infantil.
Observando a percepção
dos alunos de uma forma geral.
VÍDEO
Conhecendo o ECA com
Renatinha.
Josefa Zuleide Reis de Freitas. Pedagoga. salvador, 2014
Josefa Zuleide Reis de Freitas. Pedagoga. salvador, 2014