terça-feira, 29 de setembro de 2015

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO NÚMERO- "ALÉM DE PIAGET"


A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO NÚMERO- “ALÉM DE PIAGET. IN. A COMPREENSÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL PELA CRIANÇA.

                                                   RESUMO
A Ênfase desse trabalho tem como embasamento teórico a teoria de Piaget e de outros ilustres educadores. Além do olhar avaliador do PCN, apresenta situações de aprendizagem na educação matemática na construção e compreensão de número e sistema de numeração decimal pela criança apoiada no uso de atividades e objetos favorecedores na construção do conhecimento pela criança.
                                                       INTRODUÇÂO
A construção do número implica fundamentalmente nas experiências de relações que as crianças realizam dentro e fora do espaço escolar. A esse respeito PIAGET E SZEMINSKA (1981) afirmam que a experiência que a criança adquire em todos os campos de ações da sua favorece a construção do conceito de número em construção, devendo-se levar em conta os fatores que possibilitam essa ação.
Para PIAGET a criança é capaz de observar, contar, calcular, classificar e seriar. A partir dessas capacidades ela poderá desenvolver atitudes necessárias à construção do número. Porém para que a criança esteja realmente apta a realizar essas situações com autonomia é necessário que além de contar verbalmente ela tenha a noção de conservação que é, por exemplo: a noção de que “cinco objetos vão ser sempre cinco objetos” independente da forma ou distância em que estão dispostos.
O Parâmetro Circular Nacional (2008) para a educação infantil ressalta que a aprendizagem em matemática está ligada a compreensão do significado: aprender o significado de um objeto ou acontecimentos e alerta que o trabalho com noções matemáticas deve atender às necessidades da criança e estimula-la a construir conhecimento nos mais variados domínios do pensamento e o caminho favorecedor sucede através de ações lúdicas, e essas ações ocorrem por meios de jogos educativos, fontes de significados e geradores de satisfações.
Através dos jogos as crianças aprendem a lidar com símbolos e aprende a noção de semelhança, o significado.
Ensinar para a criança o conceito de construção de número é uma situação prazerosa, principalmente se o professor elaborar caminhos adequados e ações de fácil compreensão, ações que ocorrem através de atividades lúdicas , jogos como forma de abordar a matemática e a utilização de objetos como ferramenta indispensáveis que estimulam a criação de situações-problemas, a construção de estratégias próprias para o desenvolvimento da aprendizagem e podendo ser usado por qualquer professor independente da sua formação acadêmica
Segundo SADOVSKY (1991) a maior dificuldade para processo de aprendizagem no que diz respeito a construção do número consiste na compreensão do funcionamento do sistema de numeração decimal (SND), na sua escrita. A criança precisa entender que a escrita numérica se vale apenas de dez símbolos: o, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e que com esses símbolos é preciso representar qualquer quantidade.
O Sistema de Numeração Decimal é um recurso essencial da formação matemática escolar a partir das series iniciais. É fundamental que a criança compreenda a lógica do sistema e saiba que os números existem para registrar quantidades, para compara-las, para ordenar itens contados, para realizar as operações.
O SND traz em sua constituição regras próprias, o uso social e humano e o conhecimento gerado por tal uso, permite que a criança inicie seu aprendizado em conhecimento lógico-matemático desse sistema. Cabe ao professor acompanhar esse desenvolvimento e oferecer situações que possibilitem a criança desenvolver os conhecimentos e aspectos estruturados do SND, (AMBRÓSIO, 2004).
As regras do SND podem ser executadas e aprendidas em atividades de jogos e brincadeiras com materiais de contagens e que esses materiais sejam do tipo variados, os quais podem ser usados como fonte de ferramentas: Palitos de picolé (jogo do menos), tampinhas de garrafas (contagem, separando as cores) bolinhas de gude, calendário (trabalhar semana, dias, meses), relógio (trabalhar horas), bingo (para melhorar a interpretação dos números) e principalmente o ábaco.
Segundo GERHARDT ,(2007) o ábaco é um instrumento didático que serve para agrupar e reagrupar, ele pode ser indicado como recurso adequado para ensinar a criança a relacionar quantidade ao número. Trabalhar com o ábaco permite construir a noção real do numero inteiro, na passagem da unidade para a dezena, da dezena para a centena, da centena para a unidade de milhar e assim por diante. O ábaco pode ser usado também para executar a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão, favorecendo assim a abstração e a compreensão do Sistema de numeração decimal.
                                             CONCLUSÃO
Em suma, o trabalho com matemática na educação tem sido baseado na concepção de que criança aprende matemática exercitando determinadas habilidades, porque o conhecimento matemático é construído internamente por ela. Ela aprende resolvendo situações problemas, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos da sua inserção familiar e social. Então, cabe ao professor de educação infantil estimular o aluno a pensar e refletir.

Fontes de estudos e pesquisas: Pesquisas Atuais Sobre a Construção do Conceito de Número: para além de Piaget.
ZULEIDE FREITAS





 

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