quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cultura e Identidade

PROJETO: Cultura e identidade

TEMA: história e cultura afro-brasileira

ANO DE ENSINO: 05/06/07... Anos.

OBJETIVO GERAL: Preparar a criança desde as séries iniciais para conviver e entender os diferentes grupos sociais, em princípio sua família, depois os demais grupos que fazem parte ou farão parte de sua convivência social.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-cultural de forma autêntica, consciente e contextualizada.

JUSTIFICATIVA: A intencionalidade do projeto “identidade cultural” é propor atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança e que colabore para a informação de uma identidade autêntica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua história e da história do outro.

ESTRATÉGIAS
1- Ajudar os alunos a identificar semelhanças e diferenças quanto as origens, as nacionalidades, ao modo de vestir, de falar, os costumes e tradições.
2- A professora inicia uma conversa com os alunos sobre as suas brincadeiras preferidas, apresenta vídeos com imagens de crianças africanas e indígenas brincando, após apresentação das imagens explica para os alunos que as nossas brincadeiras fazem parte de uma herança cultural, chama à atenção dos alunos destacando as semelhanças com as suas brincadeiras.

MATERIAL: Argila, cola colorida, bambolê.

ATIVIDADE MOTIVACIONAL

Lanche cultural
Transformar uma sala de aula em sala de cinema, montar um telão, organizar as cadeiras em fileiras onde cada turminha sentará por ordem de idade, servir o lanche (pipoca e suco de fruta natural).
Apresenta o vídeo: Filhos de Bimba, escola de capoeira, 9:26m/s.
Após a apresentação de o vídeo explicar para as crianças que a prática da capoeira é um esporte de origem africana que enriquece a cultura brasileira, questionar sobre o que elas mais gostaram qual cena mais interessante...






ROTEIRO DE ATIVIDADES
OFICINA DE ARTE
Escultura com argila

TÉCNICA DE DESENHO
Impressão de peteca, decorar com cola colorida.

MATEMÁTICA
Jogo das contas

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
Pesquisa com ajuda dos pais sobre Zumbi dos Palmares e a religião indígena.

Roda de conversa referente aos temas pesquisados.
História (menina bonita de laço de fita)
Desenhar o auto retrato
Trabalhar com o pré- nome e sobrenome.

JOGOS E BRINCADEIRAS DE ORIGEM:
AFRICANA
Pula-corda
Escravo de jó
Labirinto
A brincadeira LABIRINTO é originária de Moçambique e possui uma dinâmica simples e interessante.
1- faz-se um desenho de labirinto no chão, pode-se jogar com duas ou mais crianças.
2- As crianças começam o jogo na primeira extremidade do desenho
3- Para seguir em frente tira-se no par ou impar e toda vez que uma criança ganhar ela segue para a extremidade da frente
4- A criança  que chegar primeiro na ultima extremidade vence o jogo.

INDÍGENA
Peteca
 Cabo de guerra

Curumin vai pra oca!
Esta brincadeira consiste em distribuir bambolês aleatoriamente pelo chão, iniciar a brincadeira com a mesma quantidade de crianças.
As crianças devem caminhar entre os bambolês, quando a professora gritar “curumin vai pra oca”! As crianças devem entrar nos bambolês.
A cada rodada tira-se um bambolê, e quem não conseguir entrar no bambolê sai da brincadeira até que todos tenham participado e um seja o vencedor.

AVALIAÇÃO
Registrar todos os momentos do projeto, observando o interesse, o entendimento e as dificuldades encontradas a fim de aprimorar as etapas posteriores.

MEU OBJETIVO PEDAGÓGICO
Ao elaborar este projeto pensei em atividades que possibilitassem aproximar nossos alunos das riquezas culturais afro-brasileira, aprofundando o estudo das fortes raízes culturais africanas e indígenas visando elevar a autoestima da criança negra e indígena e sua percepção e atuação sobre se mesma e seu lugar no mundo, banir o preconceito racial nas escolas a partir das séries iniciais.

Josefa Zuleide
Pedagogia, salvador, 2014.



Leave a Reply