sábado, 29 de novembro de 2014

JOGOS E BRINCADEIRAS


JOGOS E BRINCADEIRAS
A brincadeira faz parte da vida da criança, incluir a brincadeira no campo educacional tem como pressuposto o duplo aspecto de servir o desenvolvimento da criança enquanto individuo e a construção do conhecimento.
O lúdico favorece a autoestima da criança e a interação dos seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, por meio dos jogos educacionais a criança aprende a agir, tem a sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.
A objetividade do projeto “JOGOS E BRINCADEIRAS” é revelar que a brincadeira, os brinquedos e os jogos são ferramentas e parceiros que desafiam a criança possibilitando a descoberta.

PROJETO
Jogos e brincadeiras

TEMA: O brincar na educação infantil

OBJETIVO: Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da 
construção de brinquedos com diversos materiais.

CONTEÚDOS: Jogos brincadeiras e atividades diversificadas

MATERIAL: cabide, ficha com as letras do alfabeto, revistas, cartolina, fio de náilon, barbante, cola, tesoura, furador papelão, embalagens de ovos, guache, tampinhas de garrafas.

JUSTIFICATIVA: Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, visto que se estará promovendo a interação entre criança/criança, além de ser uma atividade enriquecedora, porque ocorre naturalmente troca de saberes através das diversas linguagens, sejam elas: oral, corporal, gestual retratando a realidade de cada criança.
ROTEIRO DE ATIVIDADES

OFICINA DE ARTE: Confeccionar um tabuleiro de jogo de damas (material, papelão, tampinhas de garrafas, guache).

TÉCNICA DE DESENHO: desenho a dedo


MATEMÁTICA: Jogo de bolinhas de gude

VIDEOS: Brinquedos e Brincadeiras antigas.
Após a apresentação de o vídeo organizar uma roda de conversa sobre os brinquedos e as brincadeiras que mais gostaram e quais as brincadeiras preferidas de cada aluno.
Propor uma entrevista com os pais ou avós sobre brincadeiras e  brinquedos que eles usavam quando criança.

RECREAÇÃO DIRIGIDA: A professora divide a sala em grupos de dois alunos e com sua orientação cada grupo irá confeccionar uma centopeia com embalagens de ovos e decorar com guache e outros apetrechos, após confecção todos brincam com as centopeias.


JOGOS E BRINCADEIRAS

Corrida do sapo
Cantiga de roda
Coelho sai da toca
Amarelinha...
AVALIAÇÃO: Será avaliado o interesse, a participação, a coletividade e habilidades nas realizações das atividades.

Josefa Zuleide
Pedagogia, 2014.





Leave a Reply