Gaiolas
ou asas (Rubem Alves)
“As concepções de ensino e como o autor as concede”.
O Presente texto analisa a ação do professor em sala
de aula, a necessidade de liberdade do aluno, os conflitos e dificuldades do
sistema de ensino/aprendizagem nas escolas brasileiras. O desejo de atualidade
por uma escola amorosa, agradável, ética e criativa, uma escola asa.
A escola brasileira é elitista, é uma escola gaiola desde
a implantação do sistema de educação Jesuítico. Segundo Rubens Alves a
construção de conhecimento educacional menos laico e satisfatório só acontece
através de um novo modelo de educação que utilize conhecimento prévio do aluno,
a sociedade como parceiro e mude a visão do professor enquanto mero instrumento
de repasse do conhecimento, propiciando uma nova forma de educar.
As escolas gaiolas fingem ir para frente, evoluir,
melhorar, porem andam em círculos e ficam no mesmo lugar não permite que
professor e aluno façam o que realmente foram incentivados a fazer. É um ensino
tradicionalista que não propicia o professor levar para sua sala de aula seus
conhecimentos e vivencias, nem ao aluno expressar suas habilidades e aptidões.
O professor acaba cumprindo planos e projetos de ensinos
determinados pelo governo que acabam sendo insatisfatório tanto para o
professor quanto para o aluno, fazendo com que o professor perca o amor pelo
ensino e o aluno a vontade de aprender.
Ainda não há verdadeiramente um sistema de ensino
estimulante que apoie a interação entre educador e educando para que juntos
possam construir um ambiente escolar prazeroso onde ambos queiram estar. Esse
sistema ainda enxerga o aluno como tabula rasa e o professor o portador do
conhecimento.
O educando da atualidade carece de uma escola “Asa”
dinâmica, agradável e jovem para despertar o gostar de estudar de aprender, e
compete ao professor possibilitar ao aluno a liberdade de expressar sua crítica
e reflexão sobre determinados assuntos, sentir-se livre e ao mesmo tempo
confiante no professor, compreendendo que não está sozinho, haverá sempre um
trabalho em equipe, uma interação na construção do ensino aprendizagem, então o
aluno se percebe um individuo dono do seu próprio conhecimento.
Segundo Rubens Alves o papel do professor é ensinar os
seus alunos a encontrar as suas ferramenta do aprender e construir, supri-los
com conteúdos educacionais satisfatórios para que então eles ganham asas e
conheçam sua verdadeiras potencialidades e capacidades de aprender a voar e que
o professor também se libertem da sua gaiola laica para que assim ocorra sempre
uma dialética entre ambos.
De um modo geral, o sistema de ensino brasileiro ainda é
tradicional, a maioria das escolas são gaiolas que prendem o professor e o
aluno a um modelo educacional ultrapassado não permite o desenvolvimento das
habilidades e aptidões do aluno restringindo-o a mesmice sem mensurar o
prejuízo no desenvolvimento educacional e cultural do aluno.
Josefa Zuleide
Pedagogia 2014