sábado, 29 de novembro de 2014

Gaiolas ou Asas

                 
                        Gaiolas ou asas (Rubem Alves)


“As concepções de ensino e como o autor as concede”.
O Presente texto analisa a ação do professor em sala de aula, a necessidade de liberdade do aluno, os conflitos e dificuldades do sistema de ensino/aprendizagem nas escolas brasileiras. O desejo de atualidade por uma escola amorosa, agradável, ética e criativa, uma escola asa.
A escola brasileira é elitista, é uma escola gaiola desde a implantação do sistema de educação Jesuítico. Segundo Rubens Alves a construção de conhecimento educacional menos laico e satisfatório só acontece através de um novo modelo de educação que utilize conhecimento prévio do aluno, a sociedade como parceiro e mude a visão do professor enquanto mero instrumento de repasse do conhecimento, propiciando uma nova forma de educar.
As escolas gaiolas fingem ir para frente, evoluir, melhorar, porem andam em círculos e ficam no mesmo lugar não permite que professor e aluno façam o que realmente foram incentivados a fazer. É um ensino tradicionalista que não propicia o professor levar para sua sala de aula seus conhecimentos e vivencias, nem ao aluno expressar suas habilidades e aptidões.
O professor acaba cumprindo planos e projetos de ensinos determinados pelo governo que acabam sendo insatisfatório tanto para o professor quanto para o aluno, fazendo com que o professor perca o amor pelo ensino e o aluno a vontade de aprender.
Ainda não há verdadeiramente um sistema de ensino estimulante que apoie a interação entre educador e educando para que juntos possam construir um ambiente escolar prazeroso onde ambos queiram estar. Esse sistema ainda enxerga o aluno como tabula rasa e o professor o portador do conhecimento.
O educando da atualidade carece de uma escola “Asa” dinâmica, agradável e jovem para despertar o gostar de estudar de aprender, e compete ao professor possibilitar ao aluno a liberdade de expressar sua crítica e reflexão sobre determinados assuntos, sentir-se livre e ao mesmo tempo confiante no professor, compreendendo que não está sozinho, haverá sempre um trabalho em equipe, uma interação na construção do ensino aprendizagem, então o aluno se percebe um individuo dono do seu próprio conhecimento.
Segundo Rubens Alves o papel do professor é ensinar os seus alunos a encontrar as suas ferramenta do aprender e construir, supri-los com conteúdos educacionais satisfatórios para que então eles ganham asas e conheçam sua verdadeiras potencialidades e capacidades de aprender a voar e que o professor também se libertem da sua gaiola laica para que assim ocorra sempre uma dialética entre ambos.

De um modo geral, o sistema de ensino brasileiro ainda é tradicional, a maioria das escolas são gaiolas que prendem o professor e o aluno a um modelo educacional ultrapassado não permite o desenvolvimento das habilidades e aptidões do aluno restringindo-o a mesmice sem mensurar o prejuízo no desenvolvimento educacional e cultural do aluno.  

Josefa Zuleide
Pedagogia 2014  




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