APRESENTAÇÃO
Um dos papeis fundamentais da escola
é levar o aluno a conhecer as principais manifestações culturais do seu meio e
construir uma relação de respeito com elas.
PROJETO
Páscoa
ANO DE ENSINO
03 a 06 anos de idade
TEMA
Vida e amor
OBJETIVO
Proporcionar a criança o entendimento
e vivenciar o significado da páscoa.
JUSTIFICATIVA
A objetividade do projeto é focar o
sentido da páscoa naquilo que realmente representa do ponto de vista humano,
descobrindo assim, novos aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo
desde cedo à criança a descoberta das características morais e sociais
presentes de forma tão ampla na trajetória e história da vida de Jesus cristo.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
TÉCNICA DE DESENHO
Impressão de ovo de páscoa (decorar com
cola colorida, guache ou giz de cera).
Amarelinha
OFICINA DE ARTE
Dobradura de coelho
RECREAÇÃO DIRIGIDA
“Coma o pão e não sorria”
Os alunos em rodinha.
A professora entrega um pão para um
aluno (a) que deve tirar um pedaço colocar na boca olhando fixamente para o
colega ao lado sem “sorrir” até ter mastigado e engolido, passa o pão para o
colega que passará adiante do mesmo modo. Quem sorrir sai da brincadeira até
que se tenha um ganhador. (é interessante e as crianças gostam)
VÍDEO
“A história da páscoa contada por
crianças fantásticas”
HISTÓRIA
A origem do ovo da Páscoa
RODA DE CONVERSA
Por que páscoa?
Qual o significado da páscoa?
Por que os símbolos?
O que quer dizer “viver o amor”
Por que estamos mudando o verdadeiro
sentido da páscoa?
POESIAS E MÚSICAS
Que tratem sobre a páscoa.
CURIOSIDADE
Com ajuda dos pais, pesquisar na
internet os símbolos da páscoa e conhecer os seus significados.
Cadê o ovo?
Cantiga de roda
Hop, Hop coelhinho.
Coelhinho fora da toca
Corrida da bola...
AVALIAÇÃO
Será realizada de forma continua,
através da observação diária feita pela professora (or) bem como a interação,
interesse e coletividade dos alunos na realização de atividades em grupo ou
individual.
PEDAGOGIA, Salvador, 2015
Josefa Zuleide.