quinta-feira, 12 de março de 2015

Páscoa 2015

APRESENTAÇÃO
Um dos papeis fundamentais da escola é levar o aluno a conhecer as principais manifestações culturais do seu meio e construir uma relação de respeito com elas.

PROJETO
Páscoa

ANO DE ENSINO
03 a 06 anos de idade

TEMA
Vida e amor

OBJETIVO
Proporcionar a criança o entendimento e vivenciar o significado da páscoa.

JUSTIFICATIVA
A objetividade do projeto é focar o sentido da páscoa naquilo que realmente representa do ponto de vista humano, descobrindo assim, novos aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo desde cedo à criança a descoberta das características morais e sociais presentes de forma tão ampla na trajetória e história da vida de Jesus cristo.

ROTEIRO DE ATIVIDADES
TÉCNICA DE DESENHO
Impressão de ovo de páscoa (decorar com cola colorida, guache ou giz de cera).

MATEMÁTICA
Amarelinha

OFICINA DE ARTE
Dobradura de coelho

RECREAÇÃO DIRIGIDA
“Coma o pão e não sorria”
Os alunos em rodinha.
A professora entrega um pão para um aluno (a) que deve tirar um pedaço colocar na boca olhando fixamente para o colega ao lado sem “sorrir” até ter mastigado e engolido, passa o pão para o colega que passará adiante do mesmo modo. Quem sorrir sai da brincadeira até que se tenha um ganhador. (é interessante e as crianças gostam)

VÍDEO
“A história da páscoa contada por crianças fantásticas”

HISTÓRIA
A origem do ovo da Páscoa

RODA DE CONVERSA
Por que páscoa?
Qual o significado da páscoa?
Por que os símbolos?
O que quer dizer “viver o amor”
Por que estamos mudando o verdadeiro sentido da páscoa?

POESIAS E MÚSICAS
Que tratem sobre a páscoa.

CURIOSIDADE
Com ajuda dos pais, pesquisar na internet os símbolos da páscoa e conhecer os seus significados.

JOGOS E BRINCADEIRAS
Cadê o ovo?
Cantiga de roda
Hop, Hop coelhinho.
Coelhinho fora da toca
Corrida da bola...

AVALIAÇÃO
Será realizada de forma continua, através da observação diária feita pela professora (or) bem como a interação, interesse e coletividade dos alunos na realização de atividades em grupo ou individual.

PEDAGOGIA, Salvador, 2015

Josefa Zuleide.






Leave a Reply