quarta-feira, 11 de março de 2015

A Resiliência

"Resiliência é a habilidade de persistir nos momentos difíceis mantendo a esperança e a saúde mental".

Os estudos sobre a resiliência começaram há 30 anos quando esse conceito ainda estava relacionado as condições inatas para resistir e ter imunidade aos estressores e não se tornar vítima. Os percussores do conceito de resiliência são palavras como, invencibilidade ou vulnerabilidade, termos usados na literatura para sugerir que algumas crianças são totalmente imunes a qualquer adversidade.
Crianças resilientes tornam-se mais forte após situações difíceis.
Força, coragem e otimismo são atributos da personalidade da criança resiliente, ela é dotada de características genéticas e psicológicas naturalmente vocacionadas para a criação de redes de afetos que funcionam como suporte para a vida.
A emergência dos estudos em resiliência nas ultimas décadas representa uma abordagem para conhecer como a criança se desenvolve quando confrontada com circunstâncias adversas. Nesta situação focaliza-se nos fatores de riscos e nos muitos problemas da criança e adolescente ( como o uso de drogas, álcool, comportamento violento, psicopatologia), no entanto importantes aprendizados podem se adquirir pela convivência com pessoas que ultrapassaram com sucesso estes problemas.
Mesmo sabendo dos avanços que a resiliência pode oferecer na área da saúde e na área  do ensino/aprendizagem, deve-se ter a preocupação em não transformar a resiliência num conceito de "foco do agora"que substime circunstâncias de vida penosa para a criança ou adolescente, como por exemplo o contexto de violência.
O foco na promoção da resiliência não deve substituir as políticas de combate a desigualdade social e condições de vida precárias de alguns indivíduos. A Resiliência incorporada na medida certa aos estudos na área do ensino/aprendizagem e principalmente na área das políticas sociais pode render frutos louváveis.

Josefa Zuleide 



Pedagogia, salvador, 2015.

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