quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

SÃO JOÃO, 2013

MOMENTO BOM: lembrar; REALIDADE: enfrentar.

São João de 2013. Forró da Tonha. Sagadália, interior baiano.
Como é bom lembrar-lo!!! foi inusitado, foi divertido. Algo que eu não fazia há muito, muito tempo: Dançar forró! Até tomei cerveja! (um pouquinho. Riso).
dancei com Carlos (meu esposo), dancei com as amigas. festa legal, fotos, comida boa, pessoas amistosas. jovens, não-jovens, todos no mesmo clima e ritmo. só alegria!
Ainda tinha mais: UMA ALVORADA! Na madrugada do São João um carro de som desfila pelas ruas pitorescas tocando um forró inebriante e "todos", sim uma multidão de pessoas de idades variadas, jovens, adolescentes, idosos, coroas, crianças bêbados, eu e minha amiga Tânia (Tânia,personagem importante do Forró da tonha) em igualdade, dançando e cantando atrás do divertido carro de som.
No meio dessa euforia, havia um câncer. Porém, eu não sabia. Eu estava ficando doente, sinais estranhos, o corpo falando que não estava bem. Minhas desculpas?! estresse, cansaço. Um câncer?! Como discorrer um câncer?! Um despenhadeiro?! A partir dos meses seguintes fiquei muito, muito doente. Cirurgias? já fiz três. Um ano em tratamento com quimioterapia. Momentos estou bem, momentos não estou. Entretanto, firmo meus passos em uma marcha de positividade.
Não dancei forró no São João de 2014, 2015, não fui para Sagadália.
Vivencio minha "marcha", a cada dia uma realidade, a cada momento uma esperança, a cada passo uma história. Fácil? Não! carece de coragem, fé, determinação para escalar o despenhadeiro ao contrário. Vivo e sobrevivo o câncer com positividade e assim, fortaleço-me.
sou terra fértil, sou sol abrasante, sou sertão, sou teimosa, amo a vida. Sou mandacaru!
Vou voltar a Sagadàlia e dançar no Forró da Tonha, vou seguir a Alvorada bailando toda faceira atrás do alegre carro de som.

Leave a Reply