SALVADOR BAHIA, MARÇO DE 2016.
PROJETO:
LEITURA
TEMA: QUEM É O LEITOR?
ENSINO:
EDUCAÇÃO INFANTIL, GRUPOS 05, 06/FUNDAMENTAL 1
TEMPO ESTIMADO
UMA SEMANA DE AULA. (A leitura fomenta uma ação continuada)
OBJETIVO GERAL
Estimular os alunos e desperta-los ao prazer
pela leitura.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Despertar o gosto pela leitura diversas
visando à aprendizagem da produção e escrita de textos orais e escrito mediante
ajuda e sugestão do professor.
JUSTIFICATIVA
O projeto almeja incentivar os alunos a
pratica prazerosa da leitura de textos e de pequenos textos, a escrita e
rescrita de textos com o intuito de desenvolver suas habilidades, influenciar
um maior rendimento escolar. O projeto também propõe uma maior integração entre alunos-biblioteca
de forma espontânea e com incentivo e permissão do professor.
METODOLOGIA
Levantamento
de dados sobre a necessidade quanto o acesso à leitura.
Discussão
com a equipe escolar sobre a elaboração do projeto mediante as necessidades
encontradas.
Confecção
de mural para a divulgação do projeto, produzido pelos os alunos com o auxilio
dos professores.
Levantamento
de ideias junto aos alunos em busca de solução para as dificuldades encontradas
acerca da leitura.
Visitar
as salas de aula, mostrando a importância da leitura para o desenvolvimento das
crianças.
Observar
os aspectos que o projeto tem contribuído para a aprendizagem dos alunos.
MATERIAL DIDÁTICO
Livros,
revistas, jornais, gibis, pesquisa, vídeos, material individual do aluno.
CULMINÂNCIA
Criar
uma minibiblioteca de sala para o acesso frequente ao manuseio e leitura de livros.
Dar
abertura para os pais, alunos e funcionários do ambiente escolar para
participar de rodas de leitura diversas.
Organizar
uma feira de leitura onde será realizado
a exposição das produções textuais dos alunos, dramatização de histórias,
contos e fábulas, leituras compartilhadas...
(sugestão, entretanto, deve prevalecer a criatividade de cada professor).
AVALIAÇÃO
Durante a realização das atividades propostas
observar se houve desempenho, participação e o envolvimento dos alunos em
grupos ou individualmente.