domingo, 13 de março de 2016

Quem é o leitor

SALVADOR BAHIA, MARÇO DE 2016.

PROJETO: LEITURA

TEMA: QUEM É O LEITOR?

ENSINO: EDUCAÇÃO INFANTIL, GRUPOS 05, 06/FUNDAMENTAL 1

TEMPO ESTIMADO
 UMA SEMANA DE AULA. (A leitura fomenta uma ação continuada)

OBJETIVO GERAL
 Estimular os alunos e desperta-los ao prazer pela leitura.

OBJETIVO ESPECÍFICO
 Despertar o gosto pela leitura diversas visando à aprendizagem da produção e escrita de textos orais e escrito mediante ajuda e sugestão do professor.

JUSTIFICATIVA
 O projeto almeja incentivar os alunos a pratica prazerosa da leitura de textos e de pequenos textos, a escrita e rescrita de textos com o intuito de desenvolver suas habilidades, influenciar um maior rendimento escolar. O projeto também propõe  uma maior integração entre alunos-biblioteca de forma espontânea e com incentivo e permissão do professor.

METODOLOGIA
Levantamento de dados sobre a necessidade quanto o acesso à leitura.
Discussão com a equipe escolar sobre a elaboração do projeto mediante as necessidades encontradas.
Confecção de mural para a divulgação do projeto, produzido pelos os alunos com o auxilio dos professores.
Levantamento de ideias junto aos alunos em busca de solução para as dificuldades encontradas acerca da leitura.
Visitar as salas de aula, mostrando a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças.
Observar os aspectos que o projeto tem contribuído para a aprendizagem dos alunos.
MATERIAL DIDÁTICO
Livros, revistas, jornais, gibis, pesquisa, vídeos, material individual do aluno.

CULMINÂNCIA
Criar uma minibiblioteca de sala para o acesso frequente  ao manuseio e leitura de livros.
Dar abertura para os pais, alunos e funcionários do ambiente escolar para participar de rodas de leitura diversas.
Organizar uma feira de leitura  onde será realizado a exposição das produções textuais dos alunos, dramatização de histórias, contos e fábulas, leituras compartilhadas... (sugestão, entretanto, deve prevalecer a criatividade de cada professor).

AVALIAÇÃO
 Durante a realização das atividades propostas observar se houve desempenho, participação e o envolvimento dos alunos em grupos ou individualmente.





Leave a Reply