quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

PSICOMOTRICIDADE


INTRODUÇÃO

O brincar faz parte da vida da criança, incluir a brincadeira no espaço educacional tem com pressuposto o duplo aspecto de servir o desenvolvimento psicomotor da criança e a construção do conhecimento.
É por meio da brincadeira que a criança aprende a agir, tem a sua curiosidade estimulada e exercita a sua autonomia.
A psicomotricidade promove a auto estima da criança e a interação dos seus pares(criança/criança, criança/adulto), propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento das suas capacidades motoras e cognitivas.

PLANO DE AULA: PSICOMOTRICIDADE

TEMA: BRINCADEIRAS

NÍVEL DE ENSINO: EDUCAÇÃO INFANTIL

ANO DE ENSINO: GRUPO 04

TEMPO ESTIMADO: 50 MINUTOS

OBJETIVOS
GERAL
Trabalhar a educação a partir do próprio corpo.

ESPECIFICO
Perceber o corpo e seus movimentos
Adquirir mais controle do próprio corpo
Estimular a capacidade de reação rápida a estímulos.

JUSTIFICATIVA
A brincadeira na educação infantil quer seja como recreação psicomotora dirigida ou livremente aponta sempre para resultados positivos para a criança. O brincar oferece inúmeras oportunidades educativas; desenvolvimento corporal, desenvolvimento mental harmonioso, estimula a criatividade e a socialização.

CONTEÚDOS
JOGOS E BRINCADEIRAS
-Corrida da bola
-Boliche
-Pular amarelinha
-Corrida do sapo
-pular em um pé só.

METODOLOGIA
Promoção de brincadeiras coletivas, organização de rodinhas de conversa, questionar as brincadeiras preferidas de cada um. Propor uma entrevista com os pais e avós sobre brincadeiras que eles participavam quando criança.

RECURSO DIDÁTICO
Bola, pinos de boliche, giz colorido.

ATIVIDADE MOTIVACIONAL
CORRENTE HUMANA
Alunos dispostos aleatoriamente.
Escolhe um aluno para ser o pegador. Ele (ela), corre atrás dos colegas com o intuito tocar em qualquer um, ao conseguir, os dois dão-se as mãos e tentarão tocar em outro colega, que ao ser tocado junta-se a corrente, a mesma deve aumentada com cada aluno tocado. A brincadeira prossegue até que o ultimo aluno seja tocado e passe a fazer parte da corrente humana.

AVALIAÇÃO
Será avaliado o interesse, a participação e habilidades nas realizações das brincadeiras (atividades).



REFERÊNCIA
www.psicomotricidade.com.br/apsicomotricidade.htm




4 Responses so far.

  1. Sage 50 Support Phone Number. Sage 50 Customer Support Number 1-855-548-3394 for Sage 50 technical help. Get technical assistance, just dial Sage 50 Support Phone Number 1-855-548-3394.
    sage 50 Support phone Number

  2. Call Toll-free Sage support Number 1855-548-3394 (US/Canada). By utilizing SAGE Tech Support client can get master exhortation and aides in improving ROI of their business by SAGE accounting software.
    Sage Support Number

  3. sage 50 live chat Support
    sage 50 live chat Support
    sage 50 live chat Support
    sage 50 live chat Support
    sage 50 live chat Support
    sage 50 live chat Support
    sage 50 live chat Support
    sage 50 live chat Support
    sage 50 live chat Support
    sage 50 live chat Support
    Sage 50 Live Chat Support 1800 871 6508 Sage live online chat is created to resolve all the issues related with Sage Live and software’s related to it. Contact Sage online through live chat & email or by phone for help and advice about any of our Sage products,

Leave a Reply