A
FORMAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES E A RELAÇÃO COM A DIDÁTICA
Este texto tem como objetivo apresentar o entendimento
sobre a formação docente dos professores e sua relação com a Didática.
Descrevendo suas definições, métodos e ações, além de abordar a formação de
professores no Brasil e o papel da Didática na formação do professor para a
educação em geral.
A formação dos professores no Brasil atualmente, sofre
com os impactos do crescimento rápido das redes públicas e privadas e das
improvisações necessárias para que as escolas funcionem, criando assim uma
utopia de que formar professor pode ser um processo rápido e ligeiro. No Brasil
a discussão sobre a formação docente do professor vem se ampliando e aprofundando em função dos vários problemas no desempenho das redes escolares,
nas suas condições de trabalho e na diminuição da procura pela carreira
docente.
Com o foco no sistema de ensino e aprendizagem a Didática
é apresentada como área do campo pedagógico, compondo ao lado de outras áreas
de ensino e pesquisa para a compreensão da educação. Nesta direção, percebe-se
que a Didática é fundamental como disciplina educacional, porque busca a
construção de novos conhecimentos, adquire caráter formador, alicerçado na
intencionalidade de completar a formação pedagógica de futuros professores e de
professores atuantes.
A Didática na sua ação formadora é investigativa, exige
tornar o trabalho do professor mais estimulante com seus focos na
problematização e definição de questões de pesquisas e as relações dos
conteúdos a serem ensinados no curso de formação, é uma disciplina de
responsabilidade que ajuda a organizar o pensamento do educador, encontra um
melhor caminho para mostrar os conteúdos a ser ensinado, ajuda escolher os
melhores métodos de ensinos e de ensinar.
A didática tem contribuído para um melhor entendimento
dos processos utilizados para o ensino e aprendizagem de estudantes em todos os
níveis, além de contribuir no desenvolvimento cognitivo, intelectual, com
progresso na afetividade, moralidade e sociabilidade.
Alguns significativos indicadores da relação da Didática
com a formação dos professores são os entendimentos dos professores perante
suas responsabilidades educacionais. O professor tem que contribuir para que o
aluno saia da sala de aula com convicção de que ele será um educador que fará
diferença nos espaços de educação, e para que essa convicção aconteça o
professor deve orienta-lo para uma formação mais prática e mais significativa.
VEIGA
(1993) ressalta que o enfoque da didática na formação dos
professores é o de trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas
tradicionalistas, procurando assim associar escola- sociedade, ensino-pesquisa,
professor-aluno, para tanto se destaca a necessidade de contribuir para ampliar
a visão do professor quanto as perspectiva didático-pedagógicos mais coerentes
com a realidade educacional.
Nessa compreensão a Didática se preocupa em auxiliar o
processo de formação do educador atuante e do futuro educador. Ela busca
superar o intelectualismo formal do enfoque tradicional e procura ainda
compreender e analisar a realidade social onde a escola está inserida. A
relação da Didática na prática docente está elencada em desafios supremos,
entre eles: o limitado papel da teoria didática como instrumento que auxilie o
professor em suas reflexões o enfoque do ensino como prática social, a
compreensão de que é preciso redirecionar os estudos não somente para o
exercício da pesquisa em si, mas para a construção do saber didático
qualitativo e que oriente o trabalho do professor.
Portanto, a Didática é uma das disciplinas fundamentais
no processo de ensino e aprendizagem e na formação dos professores, por que ela
desenvolve a capacidade crítica do docente em formação para que os mesmos
analisem e investiguem de forma clara e consciente a realidade do ensino.
REFERÊNCIA
NÓVOA,
Antônio. Formação de Professores e profissão docente.Lisboa. Dom Quixote, 1992.
Josefa
Zuleide
Pedagogia,
salvador, 2014.