sábado, 20 de dezembro de 2014

DIDÁTICA


A FORMAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES E A RELAÇÃO COM A DIDÁTICA

Este texto tem como objetivo apresentar o entendimento sobre a formação docente dos professores e sua relação com a Didática. Descrevendo suas definições, métodos e ações, além de abordar a formação de professores no Brasil e o papel da Didática na formação do professor para a educação em geral.

A formação dos professores no Brasil atualmente, sofre com os impactos do crescimento rápido das redes públicas e privadas e das improvisações necessárias para que as escolas funcionem, criando assim uma utopia de que formar professor pode ser um processo rápido e ligeiro. No Brasil a discussão sobre a formação docente do professor vem se ampliando e aprofundando em função dos vários problemas no desempenho das redes escolares, nas suas condições de trabalho e na diminuição da procura pela carreira docente.
Com o foco no sistema de ensino e aprendizagem a Didática é apresentada como área do campo pedagógico, compondo ao lado de outras áreas de ensino e pesquisa para a compreensão da educação. Nesta direção, percebe-se que a Didática é fundamental como disciplina educacional, porque busca a construção de novos conhecimentos, adquire caráter formador, alicerçado na intencionalidade de completar a formação pedagógica de futuros professores e de professores atuantes.
A Didática na sua ação formadora é investigativa, exige tornar o trabalho do professor mais estimulante com seus focos na problematização e definição de questões de pesquisas e as relações dos conteúdos a serem ensinados no curso de formação, é uma disciplina de responsabilidade que ajuda a organizar o pensamento do educador, encontra um melhor caminho para mostrar os conteúdos a ser ensinado, ajuda escolher os melhores métodos de ensinos e de ensinar.
A didática tem contribuído para um melhor entendimento dos processos utilizados para o ensino e aprendizagem de estudantes em todos os níveis, além de contribuir no desenvolvimento cognitivo, intelectual, com progresso na afetividade, moralidade e sociabilidade.
Alguns significativos indicadores da relação da Didática com a formação dos professores são os entendimentos dos professores perante suas responsabilidades educacionais. O professor tem que contribuir para que o aluno saia da sala de aula com convicção de que ele será um educador que fará diferença nos espaços de educação, e para que essa convicção aconteça o professor deve orienta-lo para uma formação mais prática e mais significativa.
VEIGA (1993) ressalta que o enfoque da didática na formação dos professores é o de trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas tradicionalistas, procurando assim associar escola- sociedade, ensino-pesquisa, professor-aluno, para tanto se destaca a necessidade de contribuir para ampliar a visão do professor quanto as perspectiva didático-pedagógicos mais coerentes com a realidade educacional.
Nessa compreensão a Didática se preocupa em auxiliar o processo de formação do educador atuante e do futuro educador. Ela busca superar o intelectualismo formal do enfoque tradicional e procura ainda compreender e analisar a realidade social onde a escola está inserida. A relação da Didática na prática docente está elencada em desafios supremos, entre eles: o limitado papel da teoria didática como instrumento que auxilie o professor em suas reflexões o enfoque do ensino como prática social, a compreensão de que é preciso redirecionar os estudos não somente para o exercício da pesquisa em si, mas para a construção do saber didático qualitativo e que oriente o trabalho do professor.
Portanto, a Didática é uma das disciplinas fundamentais no processo de ensino e aprendizagem e na formação dos professores, por que ela desenvolve a capacidade crítica do docente em formação para que os mesmos analisem e investiguem de forma clara e consciente a realidade do ensino.

REFERÊNCIA
NÓVOA, Antônio. Formação de Professores e profissão docente.Lisboa. Dom Quixote, 1992.

Josefa Zuleide
Pedagogia, salvador, 2014.



Leave a Reply