domingo, 17 de maio de 2015

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR


O PROFESSOR E SUA PRÁTICA

O Breve texto apresenta uma reflexão acerca do planejamento e da avaliação escolar e da sua relação com as estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor no seu desempenho em sala de aula.
PLANEJAR
Planejar é uma realidade que acompanha a evolução da humanidade, pois o homem sempre pensou em algo em sua vida, e ao pensar o que fazer diante das mais variadas situações, o ser humano está planejando suas ações.
A escola é um ambiente bastante diversificado, onde as ações variam de acordo com os educadores que as realizam. E o professor que não planeja acaba em decorrência disto improvisando sua ação. O professor deve fazer muitas opções, buscar caminhos, estar atento ao planejar suas aulas e ao colocar em pratica as ações que planejou, para que no decorrer da sua atividade o aluno consiga aprender aquilo que está sendo trabalhado.
É inquestionável a importância do planejamento para a ação do professor em sala de aula. Além de ajudar o educador a definir os objetivos que atendam os reais interesses dos educandos, facilita a organização dos conteúdos de forma lógica, obedecendo a estrutura da disciplina, ajuda a ter uma visão global de toda a ação docente e discente.
Dessa maneira, o entendimento que o educador tem de planejamento mostra-se importante para a sua ação em sala de aula.

                                                  AVALIAR
A Avaliação não começa nem termina na sala de aula, sendo um processo pedagógico, envolve o planejamento, a observação e o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, e só faz sentido quando provoca o desenvolvimento do aluno. O ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos educandos, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessária.
Investigando o desempenho escolar dos educandos, a avaliação gera um conhecimento sobre o seu estado de aprendizagem e, assim tanto é importante o que eles aprenderam como o que eles ainda não aprenderam. O que os alunos ainda não aprenderam e necessitam de aprender porque é essencial, carece da intervenção de reorientação..., até que aprendam. É assim que deve proceder o ato de avaliar, desvendar impasses e buscar soluções.
A Pedagogia que sustenta o ato se avaliar não se contenta com qualquer resultado, mas somente com o resultado positivo porque, a avaliação deve por excelência servir para promover o aluno e não exclui-lo de maneira preconceituosa.
Desse modo, o planejamento e a avaliação voltados para uma ação pedagógica construtiva possibilita segurança para o professor lidar com a relação educativa presente na sala de aula e na escola como um todo.

JOSEFA ZULEIDE,
PEDAGOGIA, 2015.



Leave a Reply