O PROFESSOR E SUA PRÁTICA
O
Breve texto apresenta uma reflexão acerca do planejamento e da avaliação
escolar e da sua relação com as estratégias pedagógicas utilizadas pelo
professor no seu desempenho em sala de aula.
PLANEJAR
Planejar
é uma realidade que acompanha a evolução da humanidade, pois o homem sempre
pensou em algo em sua vida, e ao pensar o que fazer diante das mais variadas
situações, o ser humano está planejando suas ações.
A
escola é um ambiente bastante diversificado, onde as ações variam de acordo com
os educadores que as realizam. E o professor que não planeja acaba em
decorrência disto improvisando sua ação. O professor deve fazer muitas opções,
buscar caminhos, estar atento ao planejar suas aulas e ao colocar em pratica as
ações que planejou, para que no decorrer da sua atividade o aluno consiga
aprender aquilo que está sendo trabalhado.
É
inquestionável a importância do planejamento para a ação do professor em sala
de aula. Além de ajudar o educador a definir os objetivos que atendam os reais
interesses dos educandos, facilita a organização dos conteúdos de forma lógica,
obedecendo a estrutura da disciplina, ajuda a ter uma visão global de toda a
ação docente e discente.
Dessa
maneira, o entendimento que o educador tem de planejamento mostra-se importante
para a sua ação em sala de aula.
AVALIAR
A
Avaliação não começa nem termina na sala de aula, sendo um processo pedagógico,
envolve o planejamento, a observação e o desenvolvimento do processo de ensino
aprendizagem, e só faz sentido quando provoca o desenvolvimento do aluno. O ato
de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos educandos,
tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso
seja necessária.
Investigando
o desempenho escolar dos educandos, a avaliação gera um conhecimento sobre o
seu estado de aprendizagem e, assim tanto é importante o que eles aprenderam
como o que eles ainda não aprenderam. O que os alunos ainda não aprenderam e
necessitam de aprender porque é essencial, carece da intervenção de reorientação...,
até que aprendam. É assim que deve proceder o ato de avaliar, desvendar
impasses e buscar soluções.
A
Pedagogia que sustenta o ato se avaliar não se contenta com qualquer resultado,
mas somente com o resultado positivo porque, a avaliação deve por excelência
servir para promover o aluno e não exclui-lo de maneira preconceituosa.
Desse
modo, o planejamento e a avaliação voltados para uma ação pedagógica
construtiva possibilita segurança para o professor lidar com a relação
educativa presente na sala de aula e na escola como um todo.
JOSEFA ZULEIDE,
PEDAGOGIA, 2015.