PROJETO: Halloween
ANO DE ENSINO: 03
a 07 anos de idade
OBJETIVO:
Compreender
o significado do Halloween através de
atividades que desenvolva o senso crítico, linguagem oral, em especial a
criatividade.
JUSTIFICATIVA:
O
mistério que envolve Halloween oportuniza
instigar a curiosidade bem como a criatividade das crianças. Também é propício
para sanar as questões do medo infantil inerente a esta faixa de idade, além de
desenvolver o gosto por culturas que fazem parte de outros países e que se
mostra cada vez mais presente na comemoração brasileira.
Confecção de enfeite de cabeça com morceguinho.
MATEMÁTICA:
Bingo
TÉCNICA DE DESENHO:
Impressão
de Caldeirão de Bruxa, colorir com lápis cera, decorar com pequenos desenhos (o
que quer colocar dentro do caldeirão?)
MATERIAL:
Cartolina, preto, papel camurça preto e laranja, cola gliter, cola branca,
barbante, revistas.
METODOLOGIA:
Roda
de conversa
Confecção
de morceguinhos e bandeirinhas em papel preto e laranja para enfeitar a sala ou
o pátio.
Fazer
mural com o tema.
Aula
de inglês: observação de imagens legendadas
Desenhos
para colorir
Desenho
livre ao despertar da imaginação
Pesquisa
com a ajuda dos pais: A origem da comemoração do Halloween, os símbolos e seus
significados.
RECREAÇÃO DIRIGIDA:
Brincadeiras
“ENVOLVA A MÚMIA”
As
crianças separadas em pares, com um rolo de papel higiênico deve enrolar o
parceiro. Vence a dupla que primeiro terminar de envolver a múmia. (prêmio pirulito de bruxa)
“CAÇA AOS DOCES”
Espalhados
e escondidos pela sala de aula estão BOMBONS e PIRULITOS, que as crianças terão
que encontra-los no momento em que a professora determinar os critérios e
início da brincadeira (usar a criatividade).
CULMINÂNCIA
Festa
a fantasia com máscara, música eletrônica e muitos doces.
AVALIAÇÃO
Será
realizada visando a participação e o desenvolvimento da criatividade durante as
atividades propostas.
PEDAGOGIA, 2015
Zuleide freitas