terça-feira, 27 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO INCLUSIVA


A educação, em geral, tem por fundamento o interesse pela pesquisa e a colocação em prática, para que realmente aconteça uma educação de qualidade, onde todos sem exceção tenham acesso a ela. A educação inclusiva não deve estar limitada a um sistema paralelo de educação, e sim fazer parte como um todo. Constituindo-se em mais um sinal de qualidade quando oferecida a qualquer aluno que dela necessite por quaisquer que sejam os motivos.
A Educação inclusiva no Brasil é um desafio a todos os profissionais da área da educação. São inúmeras as dificuldades de tornar a educação inclusiva uma realidade nas escolas brasileiras.
Barreiras como, despreparo dos educadores, adoção de métodos inadequados, preconceitos e principalmente a falta de recursos nas escolas dificultam a promoção de um modelo inclusivo de educação. Para promover  nas escolas brasileiras uma excelente educação inclusiva e garantir um processo de inclusão com qualidade, carece de um olhar diferenciado dos nossos governantes para investir verdadeiramente na formação dos educadores, criar e patrocinar na comunidade escolar uma base de apoio composta por gestores, professores, alunos, família e profissionais da saúde. É certo, que a escola não trabalhe somente com a homogeneidade, ela tem por dever trabalhar também com a diversidade.
Portanto, mudanças são fundamentais e exige esforço de todos, possibilitando que a escola brasileira possa ser vista como um ambiente de construção de conhecimento de todos e para todos, deixando de existir a descriminação de capacidade e idade. A educação deve favorecer a construção ao longo da vida de todo aluno independente das dificuldades, propiciando oportunidades adequadas para o desenvolvimento das suas potencialidades.
E, que a escola brasileira, esteja aberta para ouvir, escutar, entender, redefinir. Favorecendo assim, as mediações para a construção do processo da educação inclusiva coesa, coerente, de qualidade.



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