terça-feira, 29 de setembro de 2015

AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO

RESENHA


“Avaliação do currículo” Texto em PDF (V. 7, n. 7, 2011, MELO). EVIDÊNCIA: Olhares e Pesquisas em Saberes Educacionais.

AUTORA: Professora Fabíola Cristina Melo. Graduada em letras e pedagogia, língua portuguesa. Especialização em Supervisão e Orientação Escolar. Mestrada em linguística, doutorada em educação. É coordenadora pedagógica
no CSD desde 27/01/2009, é professora da Universidade de Uberaba.

A avaliação está presente em todas as atividades humanas, que seja em atividades formais atividades informais. Sendo assim a definição de valores e princípios tem origem antes mesmo de irmos para a escola. Dessa forma é preciso vê a avaliação de uma maneira diferente, pois estamos acostumados a ser avaliado o tempo todo.
É de fundamental importância que a avaliação esteja presente nos currículos, nas instâncias de organizações da escola e, sobretudo nos mecanismos formais de avaliação. A avaliação do currículo escolar é um dos aspectos fundamentais do trabalho educativo com função de suprir algumas das necessidades do cotidiano escolar, verificar o desempenho dos alunos, avaliar o trabalho pedagógico da escola na pessoa do professor, além de que, a escola pode trabalhar a avaliação do currículo avaliando todo o contexto escolar em todos os aspectos.
Nas três últimas décadas, registraram uma preocupação intensa com os estudos sobre avaliação do currículo, ressaltando que o processo de avaliação não está ainda bem resolvido e definido pela escola e tão pouco nas cabeças dos professores. Muitos estudos foram e são empreendidos, mas pouco se avançou.
A avaliação do currículo assume-se como uma estratégia capaz de propiciar o alcance dos objetivos de melhoria da eficiência e da qualidade da educação, o qual tem sido discutido em planos e propostas governamentais direcionadas as várias estâncias e instituições dos sistemas de ensino. Nesta perspectiva assume o estado a função de estimular a produção essa qualidade e construir uma educação eficaz, e igualitária para toda a população.
 Nesta reflexão, o currículo deveria ser construído na medida em que os projetos de trabalhos com os alunos revelem questões pertinentes ao processo ensino/aprendizagem. A avaliação assumida com essa postura pode trazer uma emancipação social e de democratização, pode possibilitar uma educação que seja capaz de trazer resultados positivos. Para essa construção se realizar  é necessário o comprometimento do nosso sistema educacional, na incumbência de conciliar a avaliação em um currículo aberto que contemple o conhecimento real do aluno.

O presente trabalho está direcionado aos profissionais da área de educação e afins e a quem mais interessar.

Josefa Zuleide Reis de Freitas, acadêmica da faculdade Vasco da gama no curso de Licenciatura em Pedagogia.


Leave a Reply