RESENHA
“Avaliação do currículo”
Texto em PDF (V. 7, n. 7, 2011, MELO). EVIDÊNCIA: Olhares e Pesquisas em
Saberes Educacionais.
AUTORA: Professora
Fabíola Cristina Melo. Graduada em letras e pedagogia, língua portuguesa.
Especialização em Supervisão e Orientação Escolar. Mestrada em linguística,
doutorada em educação. É coordenadora pedagógica
no
CSD desde 27/01/2009, é professora da Universidade de Uberaba.
A
avaliação está presente em todas as atividades humanas, que seja em atividades
formais atividades informais. Sendo assim a definição de valores e princípios
tem origem antes mesmo de irmos para a escola. Dessa forma é preciso vê a avaliação
de uma maneira diferente, pois estamos acostumados a ser avaliado o tempo todo.
É de
fundamental importância que a avaliação esteja presente nos currículos, nas
instâncias de organizações da escola e, sobretudo nos mecanismos formais de
avaliação. A avaliação do currículo escolar é um dos aspectos fundamentais do
trabalho educativo com função de suprir algumas das necessidades do cotidiano
escolar, verificar o desempenho dos alunos, avaliar o trabalho pedagógico da
escola na pessoa do professor, além de que, a escola pode trabalhar a avaliação
do currículo avaliando todo o contexto escolar em todos os aspectos.
Nas
três últimas décadas, registraram uma preocupação intensa com os estudos sobre
avaliação do currículo, ressaltando que o processo de avaliação não está ainda
bem resolvido e definido pela escola e tão pouco nas cabeças dos professores.
Muitos estudos foram e são empreendidos, mas pouco se avançou.
A
avaliação do currículo assume-se como uma estratégia capaz de propiciar o
alcance dos objetivos de melhoria da eficiência e da qualidade da educação, o
qual tem sido discutido em planos e propostas governamentais direcionadas as
várias estâncias e instituições dos sistemas de ensino. Nesta perspectiva
assume o estado a função de estimular a produção essa qualidade e construir uma
educação eficaz, e igualitária para toda a população.
Nesta reflexão, o currículo deveria ser
construído na medida em que os projetos de trabalhos com os alunos revelem
questões pertinentes ao processo ensino/aprendizagem. A avaliação assumida com
essa postura pode trazer uma emancipação social e de democratização, pode
possibilitar uma educação que seja capaz de trazer resultados positivos. Para essa
construção se realizar é necessário o
comprometimento do nosso sistema educacional, na incumbência de conciliar a
avaliação em um currículo aberto que contemple o conhecimento real do aluno.
O
presente trabalho está direcionado aos profissionais da área de educação e
afins e a quem mais interessar.
Josefa
Zuleide Reis de Freitas, acadêmica da faculdade Vasco da gama no curso de
Licenciatura em Pedagogia.