MOVIMENTO AMBIENTALISTA E EDUCAÇÃO
AMBIENTAL. IN. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
1- DE MANEIRA GERAL DESCREVA O QUE VOCÊ
ENTENDE SOBRE OS MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS.
R- Os movimentos
ambientalistas tentam proteger a natureza contra os abusos e as ações destruidoras
do homem, contemplando esclarecer e despertar no “ser urbano” a compreensão
enquanto há tempo que o ambiente por ser fonte de recursos da humanidade
deveria ter sua exploração de forma mais planejada a fim de não esgotar o
planeta para as gerações futuras.
2- SOBRE AS PRIMEIRAS ATUAÇÕES NO
BRASIL. QUAIS AS DEMANDAS E AS FORMAS DE DENÚNCIAS?
R- As primeiras
atuações do Brasil no que se refere aos movimentos ambientalistas eram
constituídas com base nas demandas referentes à reprodução social e as
condições de vidas e as formas de denúncias eram provenientes da indignação de
grandes nomes brasileiros, entre eles, Jose de Bonifácio e Silva, que condenava
a escravatura e a destruição ambiental, o abolicionista André Rebouças
protestava contra o desmatamento e a degradação do solo, o monopólio da terra e
o coronelismo.
3- SOBRE O TÓPICO, O AMBIENTALISMO NO
SÉCULO XX, APRESENTE CONTEXTO HISTÓRICO E ANALISES DOS FATOS OCORRIDOS.
R- Ao final do século
XIX e início do século XX, nos EUA um movimento representado por dois grupos
politicamente rivais os preservacionistas e os conservacionistas começou a
tomar impulso. Os preservacionistas buscavam proteger o meio ambienta dos
avanços do progresso e da degradação por meios de instituições de áreas
protegidas, já os conservacionistas, visavam
o manejo criterioso dos recursos naturais em proveito da sociedade como
um todo. Uma falsa dicotomia entre o preservacionismo e o conservacionismo permanece
até os dias de hoje, dentro de universidades e de órgãos públicos brasileiros
ligados à área ambiental.
4- DE QUE MANEIRA ATUOU O AMBIENTALISMO
APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL?
R- O Ambientalismo
trouxe a tona questões relacionado aos excessivos impactos ambientais, dentre
eles a própria questão nuclear. O ambientalismo lutou principalmente contra a
ação destruidora do homem sobre o ambiente.
5- QUAIS AS ARMAÇÕES DECORRENTES DOS TESTES
ATÔMICOS?
R- Ao final do ano de
1950 nos EUA vários cientistas manifestaram preocupação contra os testes
nucleares, porém havia entre eles alguns que mantinham opiniões diferente
afirmando que a radiação poderia ser benéfica a saúde. Os testes atômicos foram
usados com claros propósitos políticos e provavelmente os testes nucleares
subterrâneos estão acontecendo.
6- APONTE QUAIS OS DESASTRES AMBIENTAIS
CAUSADOS PELA AÇÃO HUMANA.
R- Em 1948 um nevoeiro
sulfuroso na Pensilvânia provocou a morte de 20 pessoas e deixou 43% da
população doente, quatro anos mais tarde em Londres uma mistura de nevoeiro e
gases poluentes matou 445 pessoas, na costa inglesa, o derramamento de petróleo
pelo navio Torrey Canyon ao se chocar contra um recife causou grande dano
biológico, entre muitos outros desastres.
7- QUAIS OS ALERTAS DO LIVRO PRIMAVERA
SILENCIOSA?
R- O livro fez o
primeiro alerta mundial sobre os efeitos nocivos do uso
de agrotóxicos e questionou os rumos impensados entre o homem e a
natureza.
8- O QUE APRESENTAVA OS ESTUDOS
ANTROPOLÓGICOS A RESPEITO DOS VALORES E DO ESTILO DE VIDA DE POVOS
TRADICIONAIS?
R- Os estudos
antropológicos apresentavam a forma de viver e o relacionamento dessas
comunidades. Vivência e relacionamento fundamentado na questão ambiental, na
displicência de compromissos políticos e sociais. Priorizavam a natureza,
viviam em harmonia e concordância, homem e natureza como um todo.
9- APRESENTE QUAL A ATUAÇÃO CONTESTADORA
DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
R- O crescimento desordenado
das cidades, a exclusão social, o autoritarismo, a ameaça nuclear, os desastres
ambientais em consequência da ação do homem.
10- COMO OCORRE À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA
DÉCADA DE 1960?
R- A educação ambiental
ocorre por vezes como educação conservacionista través de aulas de ecologia
ministradas por professores de diferentes disciplinas que ora privilegiava o
estudo compartimentalizado dos recursos naturais, ora visavam despertar nos
jovens o deslumbramento em relação a natureza, era uma educação contraditória.
11- QUAL A PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO
AMBIENTAL NO BRASIL EM 1960?
R- A principal
preocupação era com a proteção dos animais e a criação de parques nacionais e
estaduais.
12- DE QUE MANEIRA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL
SUSCITA DEBATES NO MUNDO?
R- Ressaltando a
necessidade de promover a realização de mais pesquisas sobre ecossistemas,
ecologia humana, poluição, recursos genéticos, criar um novo programa de
pesquisas internacional sobre o ser humano e a biosfera, desenvolver novos
enfoques para a educação ambiental.
ZULEIDE FREITAS