terça-feira, 29 de setembro de 2015

QUESTIONÁRIO


MOVIMENTO AMBIENTALISTA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. IN. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

                                                 
1- DE MANEIRA GERAL DESCREVA O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE OS MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS.
R- Os movimentos ambientalistas tentam proteger a natureza contra os abusos e as ações destruidoras do homem, contemplando esclarecer e despertar no “ser urbano” a compreensão enquanto há tempo que o ambiente por ser fonte de recursos da humanidade deveria ter sua exploração de forma mais planejada a fim de não esgotar o planeta para as gerações futuras.

2- SOBRE AS PRIMEIRAS ATUAÇÕES NO BRASIL. QUAIS AS DEMANDAS E AS FORMAS DE DENÚNCIAS?
R- As primeiras atuações do Brasil no que se refere aos movimentos ambientalistas eram constituídas com base nas demandas referentes à reprodução social e as condições de vidas e as formas de denúncias eram provenientes da indignação de grandes nomes brasileiros, entre eles, Jose de Bonifácio e Silva, que condenava a escravatura e a destruição ambiental, o abolicionista André Rebouças protestava contra o desmatamento e a degradação do solo, o monopólio da terra e o coronelismo.

3- SOBRE O TÓPICO, O AMBIENTALISMO NO SÉCULO XX, APRESENTE CONTEXTO HISTÓRICO E ANALISES DOS FATOS OCORRIDOS.
R- Ao final do século XIX e início do século XX, nos EUA um movimento representado por dois grupos politicamente rivais os preservacionistas e os conservacionistas começou a tomar impulso. Os preservacionistas buscavam proteger o meio ambienta dos avanços do progresso e da degradação por meios de instituições de áreas protegidas, já os conservacionistas, visavam  o manejo criterioso dos recursos naturais em proveito da sociedade como um todo. Uma falsa dicotomia entre o preservacionismo e o conservacionismo permanece até os dias de hoje, dentro de universidades e de órgãos públicos brasileiros ligados à área ambiental.

4- DE QUE MANEIRA ATUOU O AMBIENTALISMO APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL?
R- O Ambientalismo trouxe a tona questões relacionado aos excessivos impactos ambientais, dentre eles a própria questão nuclear. O ambientalismo lutou principalmente contra a ação destruidora do homem sobre o ambiente.

5- QUAIS AS ARMAÇÕES DECORRENTES DOS TESTES ATÔMICOS?
R- Ao final do ano de 1950 nos EUA vários cientistas manifestaram preocupação contra os testes nucleares, porém havia entre eles alguns que mantinham opiniões diferente afirmando que a radiação poderia ser benéfica a saúde. Os testes atômicos foram usados com claros propósitos políticos e provavelmente os testes nucleares subterrâneos estão acontecendo.

6- APONTE QUAIS OS DESASTRES AMBIENTAIS CAUSADOS PELA AÇÃO HUMANA.
R- Em 1948 um nevoeiro sulfuroso na Pensilvânia provocou a morte de 20 pessoas e deixou 43% da população doente, quatro anos mais tarde em Londres uma mistura de nevoeiro e gases poluentes matou 445 pessoas, na costa inglesa, o derramamento de petróleo pelo navio Torrey Canyon ao se chocar contra um recife causou grande dano biológico, entre muitos outros desastres.

7- QUAIS OS ALERTAS DO LIVRO PRIMAVERA SILENCIOSA?
R- O livro fez o primeiro alerta mundial sobre os efeitos nocivos  do uso  de agrotóxicos e questionou os rumos impensados entre o homem e a natureza.

8- O QUE APRESENTAVA OS ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS A RESPEITO DOS VALORES E DO ESTILO DE VIDA DE POVOS TRADICIONAIS?
R- Os estudos antropológicos apresentavam a forma de viver e o relacionamento dessas comunidades. Vivência e relacionamento fundamentado na questão ambiental, na displicência de compromissos políticos e sociais. Priorizavam a natureza, viviam em harmonia e concordância, homem e natureza como um todo.

9- APRESENTE QUAL A ATUAÇÃO CONTESTADORA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
R- O crescimento desordenado das cidades, a exclusão social, o autoritarismo, a ameaça nuclear, os desastres ambientais em consequência da ação do homem.

10- COMO OCORRE À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DÉCADA DE 1960?
R- A educação ambiental ocorre por vezes como educação conservacionista través de aulas de ecologia ministradas por professores de diferentes disciplinas que ora privilegiava o estudo compartimentalizado dos recursos naturais, ora visavam despertar nos jovens o deslumbramento em relação a natureza, era uma educação contraditória.

11- QUAL A PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL EM 1960?
R- A principal preocupação era com a proteção dos animais e a criação de parques nacionais e estaduais.

12- DE QUE MANEIRA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL SUSCITA DEBATES NO MUNDO?
R- Ressaltando a necessidade de promover a realização de mais pesquisas sobre ecossistemas, ecologia humana, poluição, recursos genéticos, criar um novo programa de pesquisas internacional sobre o ser humano e a biosfera, desenvolver novos enfoques para a educação ambiental.

ZULEIDE FREITAS






Leave a Reply