sábado, 19 de setembro de 2015

UM BREVE OLHAR SOBRE A ALFABETIZAÇÃO



Segundo FERREIRA (1992:27) A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo inicio é na maioria dos casos anterior a escola e que não termina ao finalizar a escola primária. Ela constitui os primeiros passos para a entrada no universo do conhecimento.
Paulo Freire ressalta que, a aprendizagem não é feita de certezas, ela é feita de inquietações e nos projeta as novas descobertas, pois é um processo contínuo de construção e superação e para que haja aprendizagem o vinculo professor e aluno precisa estar fortalecido.
Compreendo a alfabetização como um ato de criação e possibilidades, de que fazem parte o alfabetizando e o professor. Assim o professor é fundamental para amenizar as inquietações do aprender. Compete ao professor estruturar o alfabetizando para que aconteça a superação e a construção sem anular o seu esforço criativo.
Há seis práticas essências que o professor deve utilizarr como auxiliadoras para trabalhar positivamente o processo da alfabetização:
1- O professor deve observar o que cada aluno já sabe.
2-  Elaborar projetos didáticos.
3- Trabalhar sequências didáticas.
4- realizar atividades com foco na leitura.
5- Elaborar atividades com foco nas praticas das linguagens.
6- Realizar atividades permanentes de rotina.
Em suma, a escola tem por dever criar o ambiente e o professor deve propor atividades que tenham significado para que o alfabetizando veja sentido em aprender e ganhar autonomia no exercício das praticas que cultivam os cidadãos alfabetizados, letrados.

Zuleide Freitas

Pedagogia, 2015

Leave a Reply