Segundo FERREIRA (1992:27) A alfabetização não é um
estado ao qual se chega, mas um processo cujo inicio é na maioria dos casos
anterior a escola e que não termina ao finalizar a escola primária. Ela
constitui os primeiros passos para a entrada no universo do conhecimento.
Paulo Freire ressalta que, a aprendizagem não é feita de
certezas, ela é feita de inquietações e nos projeta as novas descobertas, pois
é um processo contínuo de construção e superação e para que haja aprendizagem o
vinculo professor e aluno precisa estar fortalecido.
Compreendo a alfabetização como um ato de criação e
possibilidades, de que fazem parte o alfabetizando e o professor. Assim o
professor é fundamental para amenizar as inquietações do aprender. Compete ao
professor estruturar o alfabetizando para que aconteça a superação e a
construção sem anular o seu esforço criativo.
Há seis práticas essências que o professor deve utilizarr como
auxiliadoras para trabalhar positivamente o processo da alfabetização:
1- O professor deve observar o que cada aluno já sabe.
2- Elaborar
projetos didáticos.
3- Trabalhar sequências didáticas.
4- realizar atividades com foco na leitura.
5- Elaborar atividades com foco nas praticas das
linguagens.
6- Realizar atividades permanentes de rotina.
Em suma, a escola tem por dever criar o ambiente e o
professor deve propor atividades que tenham significado para que o alfabetizando
veja sentido em aprender e ganhar autonomia no exercício das praticas que
cultivam os cidadãos alfabetizados, letrados.
Zuleide
Freitas
Pedagogia, 2015