PLANEJAMENTO
ESCOLAR COMO ATO DE CIDADANIA
ARTIGO:
Planejamento Escolar Participativo. O artigo encontra-se nas páginas da
internet: www.infoescola.com>educação>pedagogia.
O
presente estudo tem como tema a importância do planejamento escolar enquanto
ato de cidadania para a realização de uma educação escolar democrática.
O
Planejamento escolar está relacionado com o presente e principalmente com o
futuro educativo, pois as decisões que são tomadas no processo de planejamento
estão voltadas para o futuro. O planejamento escolar é o ponto de partida, nele
são expressas as ações a serem realizadas em função da tomadas de decisões a
respeito dos objetivos que se pretende alcançar.
Segundo GONÇALVES (2003), além de elaborar planos e programas, o planejamento é um processo
de reflexão sobre a prática educativa por gestores, professores quem tem o
desafio de fazer com que alunos das series iniciais ao nível superior cheguem
ao final do curso tendo desenvolvidos as competências previstas.
O
Planejamento escolar como ato de cidadania, visa democratizar as decisões de
ensino e aprendizagem, estabelecer as prioridades para os indivíduos envolvidos
no processo e constituir-se em um processo participativo, na medida em que esse
processo possibilite a definição da concepção de educação com a qual a escola
deseja trabalhar, propiciando maior probabilidade no alcance de objetivos,
desafios e metas estabelecido pela escola.
Em
fim, o planejamento escolar é uma área bastante delicada, tendo em vista as
características democráticas do processo como um todo. E necessário promover a
igualdade construir saberes que culminem com a cidadania das pessoas e, acima
de tudo que estejam integrados com a realidade da escola.
O
texto está direcionado a área de educação, professores, alunos, comunidade e a
quem interessar.
Josefa Zuleide Reis De Freitas,
acadêmica da faculdade Vasco da Gama no curso de licenciatura em pedagogia.