sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Primavera

PROJETO: Estação das Flores

ANO DE ENSINO: 4 a 6 anos

TEMA: Primavera

OBJETIVO: Despertar a consciência ambiental nas crianças, possibilitando o contato com elemento da natureza e a importância do cultivo das flores.

ATIVIDADE MOTIVACIONAL

Experiência: Germinação em três tipos de solo (materiais; água, areia, argila, terra adubada, copos descartáveis, grãos de feijão).
“Divida a classe em grupos de três alunos, distribua três copos descartáveis, terra, argila, areia e 5 grãos de feijão para cada um. Solicite que as equipes preparem os recipientes, enchendo-os até a metade: o primeiro com areia, o segundo com argila e o terceiro com terra adubada, em cada copo devem colocar os grãos de feijão, depois deverão rega-los e deixar expostos ao sol. Explique para as equipes que os grãos não podem ficar sem água, por que para a semente germinar o solo precisa estar úmido. Solicite que observem a experiência por aproximadamente duas semanas, elega um dia da semana para as crianças registrarem com desenhos na lousa o que foi acontecendo com os grãos e ao final da experiência possibilite uma discussão sobre suas observações.

JUSTIFICATIVA:
Com esta experiência as crianças constatarão qual é o solo propício para a planta germinar e crescer,eles observarão que para uma planta germinar e se desenvolver não é somente de água, ar e calor que elas precisam.

TÉCNICA DE DESENHO:
Cola colorida sobre camurça branco

OFICINA DE ARTE:
Dobradura de flores e jarro
Adicionar legenda

MATEMÁTICA:
Tabuada oral; adição

RECREAÇÃO DIRIGIDA:
Caminhada natural

MATERIAIS:
Papel oficio colorido, cola branca, cola colorida papel camurça

ROTEIRO DE ATIVIDADES

DIVERSIFICADAS:
Vídeos-> youtube
-A germinação e partes de uma árvore
-Imagens de árvores florida
-O girassol solitário
Roda de conversa
Pesquisa: Ipê árvore símbolo do Brasil
Impressão de flores para colorir

JOGOS E BRINCADEIRAS:
Elefantinho colorido
Cantiga de roda “o cravo e a rosa”
Escravo de Jó
Pula corda
Boca de forno; de cores


“Valores, princípios são obtidos na maioria das vezes na infância e eles vêm de todos os lados: do convívio com os pais, dos ensinamentos dos primeiros professores, das brincadeiras com amiguinhos e da simples observação”.

Josefa Zuleide Reis de Freitas: Pedagoga. Salvador,2014.


Leave a Reply