sábado, 13 de setembro de 2014

Concordância Verbal-Nominal

PLANO DE AULA 2014

Ensino fundamental 2

MÊS: Setembro

PERÍODO/DATA: 08/09/10/11/12

SERIE: 7º e 8º ano

UNIDADE III

TEMA: Concordância verbal e nominal

OBJETIVO: Analisar textos considerando o uso da norma padrão da concordância verbal nominal.

JUSTIFICATIVA:
Entre a concordância verbal, nominal existem regas gerais e alguns casos especiais que devem ser explicado aos alunos, pois geram dúvidas quanto ao uso.

CONTEÚDO:
Os textos: concordância verbal e concordância nominal quando explica conceito e trazem exemplos comuns e incomuns, servem de introdução ao tema
.
ESTRATÉGIAS:
1-Apresentar algumas situações para os alunos observar o uso da concordância verbal. Por exemplo, “Os médicos foi embora sem atender os pacientes”.
Discuta com os alunos os usos dessa concordância explicando que há variação linguística, esclareça que o verbo deve concordar com o sujeito em pessoa, e número, ou seja, chamamos de concordância verbal quando se trata da comunicação entre verbo e sujeito.
2-Explicar  o uso da concordância nominal utilizando o mesmo procedimento, apresentando algumas situações do uso. Por exemplo:
“Os homem estavam muito cansados”
“Os homens estavam muito cansados”
Comente que o primeiro exemplo é como geralmente falamos e não prestamos atenção e o segundo exemplo é a forma correta definida pela gramática normativa.

RECURSOS:
Livros de gramática da língua portuguesa jornais, pesquisas na internet.

ATIVIDADES:
Uma vez explicado os conteúdos o professor pode desenvolver diversas atividades para fixação do conteúdo. O professor pode sugerir a elaboração individual de um texto, que será revisado coletivamente, forme duplas para que leiam os textos um do outro e identifiquem os aspectos que precisam ser revistos, após revisão solicite a reescrita dos textos, para avaliação, valor, um ponto.

OBSERVAÇÃO:
Observar a atenção e participação na construção em sala de aula, e a coletividade na leitura e revisão dos textos pontuados.

AVALIAÇÃO:
Observar o que aprenderam e o que ainda precisa ser trabalhado.

Josefa Zuleide Reis de Freitas, pedagoga. Salvador, 2014





Leave a Reply