sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Geografia

Plano de aula 2014
Ensino fundamental  II

DISCIPLINA: Geografia

ANO DE ENSINO:  6º e 7º ano

TEMA: Poluição do ar e efeito estufa

OBJETIVO: Compreender a relação entre a poluição do ar, o crescimento desordenados das grandes cidades e o excesso de automóveis.

TEMPO ESTIMADO DE AULAS: cinco aulas

JUSTIFICATIVA:
Este plano de aula tem como proposta discutir com a turma as causas e as consequências da poluição do ar, com foco na emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa, encontrando possíveis soluções para amenizar o problema em nosso planeta.

MATERIAL
Textos referentes ao tema abordado, pesquisa, noticias em jornais escritos.

CONTEÚDO:
Leitura de textos, questionários, exposição, pesquisa e apresentação em cartolina, reflexão.

ATIVIDADE MOTIVACIONAL
A professora solicita dos alunos algumas imagens que representem as causas que aumentam a poluição do ar nas grandes cidades. Organize uma exposição em sala de aula e peça que os alunos observem as imagens e identifiquem os problemas contidos em cada uma das imagens, possibilite uma discussão ou um questionamento, some ao questionamento seus conhecimentos, falando para os alunos que o crescimento desordenado das grandes cidades tem agravado os problemas registrados nas imagens.

ESTRATÉGIA
Comente com os alunos os motivos que levaram ao crescimento desordenado das grandes cidades, afirme que a concentração de pessoas nas cidades é um processo que se intensificou nos últimos 50 anos com o deslocamento de pessoas da zona rural (êxodo rural), para as cidades grandes a procura de emprego e melhor condições de vida.
Comente que o principal fator que atraiu milhares de imigrantes da zona rural para a cidade foi o processo de industrialização. Em decorrência desse aumento populacional nas cidades surgiram graves problemas, entre eles, surgimento e o crescimento de favelas, o aumento de consumo, o acumulo de lixo, falta de saneamento nos bairros de periferias, as queimada e desmatamento e o aumento da frota de veículos.
O aumento da frota de veículo ocasiona um fator vital para a poluição do ar, piorando ainda a qualidade do ar que respiramos, aumentando assombrosamente as consequências do efeito estufa e do aquecimento global, porque são responsáveis pela emissão de poluentes como: Dióxido de carbono, composto orgânicos volátil, e oxido de nitrogênio.

ATIVIDADES
 Ler textos referentes ao tema
Elaborar e responder questionários
Assistir documentário que realce a importância de preservar o planeta terra, em sala de aula ou no pátio da escola.
Refletir e apresentar ações sustentáveis para amenizar a poluição do ar nas cidades.
 Montar uma exposição com imagens e frases sobre as consequências da poluição do ar.

OBSERVAÇÃO
Após finalização do tema é esperado que os alunos compreendam que “boa parte” dos problemas enfrentados pelo planeta terra tem origem no processo do crescimento populacional e urbanização desenfreada e principalmente pela falta de investimento dos governantes para criar e concretizar um desenvolvimento sustentável ativo e funcional.

Josefa Zuleide R. de Freitas
Pedagogia, Salvador, 2014.

VÍDEO: O planeta pede socorro... Urgente.



Leave a Reply