Plano de aula 2014
Ensino
fundamental II
DISCIPLINA:
Geografia
ANO DE ENSINO: 6º e 7º ano
TEMA: Poluição do ar e
efeito estufa
OBJETIVO:
Compreender a relação entre a poluição do ar, o crescimento desordenados das
grandes cidades e o excesso de automóveis.
TEMPO ESTIMADO DE AULAS: cinco
aulas
JUSTIFICATIVA:
Este
plano de aula tem como proposta discutir com a turma as causas e as consequências
da poluição do ar, com foco na emissão de gases poluentes causadores do efeito
estufa, encontrando possíveis soluções para amenizar o problema em nosso
planeta.
MATERIAL
Textos
referentes ao tema abordado, pesquisa, noticias em jornais escritos.
CONTEÚDO:
Leitura
de textos, questionários, exposição, pesquisa e apresentação em cartolina,
reflexão.
ATIVIDADE MOTIVACIONAL
A
professora solicita dos alunos algumas imagens que representem as causas que
aumentam a poluição do ar nas grandes cidades. Organize uma exposição em sala
de aula e peça que os alunos observem as imagens e identifiquem os problemas
contidos em cada uma das imagens, possibilite uma discussão ou um
questionamento, some ao questionamento seus conhecimentos, falando para os
alunos que o crescimento desordenado das grandes cidades tem agravado os
problemas registrados nas imagens.
ESTRATÉGIA
Comente
com os alunos os motivos que levaram ao crescimento desordenado das grandes
cidades, afirme que a concentração de pessoas nas cidades é um processo que se
intensificou nos últimos 50 anos com o deslocamento de pessoas da zona rural
(êxodo rural), para as cidades grandes a procura de emprego e melhor condições
de vida.
Comente
que o principal fator que atraiu milhares de imigrantes da zona rural para a
cidade foi o processo de industrialização. Em decorrência desse aumento
populacional nas cidades surgiram graves problemas, entre eles, surgimento e o
crescimento de favelas, o aumento de consumo, o acumulo de lixo, falta de
saneamento nos bairros de periferias, as queimada e desmatamento e o aumento da
frota de veículos.
O
aumento da frota de veículo ocasiona um fator vital para a poluição do ar,
piorando ainda a qualidade do ar que respiramos, aumentando assombrosamente as
consequências do efeito estufa e do aquecimento global, porque são responsáveis
pela emissão de poluentes como: Dióxido de carbono, composto orgânicos volátil,
e oxido de nitrogênio.
ATIVIDADES
Ler textos referentes ao tema
Elaborar
e responder questionários
Assistir
documentário que realce a importância de preservar o planeta terra, em sala de
aula ou no pátio da escola.
Refletir
e apresentar ações sustentáveis para amenizar a poluição do ar nas cidades.
Montar uma exposição com imagens e frases
sobre as consequências da poluição do ar.
OBSERVAÇÃO
Após
finalização do tema é esperado que os alunos compreendam que “boa parte” dos
problemas enfrentados pelo planeta terra tem origem no processo do crescimento
populacional e urbanização desenfreada e principalmente pela falta de
investimento dos governantes para criar e concretizar um desenvolvimento
sustentável ativo e funcional.
Josefa
Zuleide R. de Freitas
Pedagogia,
Salvador, 2014.
VÍDEO: O planeta pede
socorro... Urgente.