PROJETO
Arco íris
TEMA
Fenômeno da natureza
OBJETIVO
Explorar o fenômeno natural associando o arco íris com as cores
primárias e secundárias.
JUSTIFICATIVA
É importante proporcionar aos alunos a visualização e exploração do
universo das cores, ajudando assim a identifica-las e trabalhar o
reconhecimento das formas geométricas.
PROCEDIMENTAIS
Reconhecer as cores e formas utilizadas no mundo
Aprender a usar as cores.
ATITUDINAIS
Apreciar as artes visuais
Demonstrar interesse pelo mundo natural.
JANELAS
Experimentos
Curiosidades
Música
Mistura das cores primárias e secundárias.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
TÉCNICA DE DESENHO
Hidrocor no papel ondulado
MATEMÁTICA
Jogo de argola
OFICINA DE ARTE
Experimentação arco íris
Um copo de vidro cheio de água, uma lanterna, papel metro branco.
- Coloca o copo cheio de água sobre a mesa e o papel no chão a frente da
mesa direciona o jato da luz da lanterna atrás do copo, o jato da luz na água
reflete no papel um arco íris.
RECREAÇÃO DIRIGIDA
Pular corda
ATIVIDADE EXTRA
No pátio ou na sala, em dupla os alunos desenham formas geométricas ou o
arco íris, a escolha será deles, após desenhar, eles misturam as cores
primárias e secundárias em pequenos recipientes e com o resultado das misturas
eles pintam os desenhos.
MATERIAIS
Papel metro, papel ondulado, pincel, Hidrocor, revistas, cola, guache,
pequenos recipientes.
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
Roda de conversa sobre o arco íris se sabem o que é se já viram algum,
onde estavam quando viram e como estava o tempo.
VÍDEOS
"A lenda do arco íris"
"Imagens de arco íris"
"KIKA; De onde vem o arco íris"?
"O macaco e o rabo"
Recorte e colagem
Histórias
Jogo da memória
ATIVIDADES MOVIMENTADAS
Escravo de Jó
Tá com quem?
Ouvir e cantar a música "Arco íris" da Xuxa
Bastão e bola
Coelho fora da toca.
AVALIAÇÃO
Observar a imaginação o interesse a participação dos alunos e a
interação uns com os outros.
Josefa Zuleide Reis de Freitas, pedagoga. Salvador, 2014.
Josefa Zuleide Reis de Freitas, pedagoga. Salvador, 2014.