Plano de aula 2014
Ensino
fundamental 1
Mês: Setembro
Período/Data:
15/16/17/18/19
Serie: 3º ao 4º ano
Unidade: III
Tema: Substantivos:
gênero, número e grau
Objetivo:
conhecer os mecanismos linguísticos para formação dos substantivos nas
diferentes situações de uso da língua.
Justificativa:
Substantivo é um tópico clássico do ensino fundamental, de modo geral é um
assunto bem recebido pelos alunos.
CONTEÚDOS
Os
textos: Substantivos: masculinos, feminino, aumentativo, diminutivo, singular e
plural, quando explica conceito e traz exemplos comuns e incomuns, servem de
introdução ao tema
.
ESTRATÉGIAS
1- A
professora explica para os alunos o conteúdo programático da semana e em
seguida fará a leitura do primeiro texto: Gênero do substantivo apresenta
exemplos na louça.
2-
Propor aos alunos a leitura dos textos indicado, por etapa, à cada aula, além
de propor que eles citem exemplos.
3-
Fazer uma gincana pontuada de aumentativo, diminutivo entre os alunos, cada
resposta valerá meio ponto.
RECURSOS:
Livros
de gramática da língua portuguesa, revistas, jornais e internet.
ATIVIDADE:
Uma
vez explicado os conteúdos, o professor pode desenvolver diversas atividades
para a fixação do conteúdo.
O
professor pode sugerir pesquisas em livros ou internet sobre o uso, contexto e
o valor expressivo desses vocábulos, podem ser apresentados em cartazes ou em
papel pautado ( em dupla).
OBSERVAÇÃO:
Observar
se houve interesses, participação e coletividade entre os alunos na elaboração
de trabalhos em dupla.
AVALIAÇÃO:
Será
realizada após observar a coerência entre as respostas dadas nos exercícios de
todos os assuntos que foram discutidos em sala de aula, e a participação nas
atividades propostas.
Josefa Zuleide Reis de Freitas, pedagoga. Salvador, 2014
Josefa Zuleide Reis de Freitas, pedagoga. Salvador, 2014