Plano de aula 2014
Ensino fundamental II
MÊS: Outubro
PERÍODO:
duas aulas DATA:
DISCIPLINA: História
DOCENTE: Josefa Zuleide Reis de Freitas
SÉRIE: 7ª do 8º ano
UNIDADE: III
TEMA: Anísio Teixeira
OBJETIVO
Conhecer a história de
Anísio Teixeira e compreender que ele foi um verdadeiro exemplo para a
humanidade e para os educadores
.
JUSTIFICATIVA
Falar sobre esse
intelectual educador de tamanha importância não é tarefa simples, tentarei
traçar a visão desse ilustre educador que teve sempre em destaque a importância
da gratuidade do ensino público e de uma educação de qualidade e igualitária
para todos.
METODOLOGIA
Apresentar de forma
explicativa e prazerosa as contribuições educacionais do pioneiro da educação
nova, através de informações obtidas em livros, internet e o conhecimento do
professor para reforçar que educação de qualidade é direito de todos.
CONTEÚDO
Textos, artigos e vídeos.
ESTRATÉGIA
O professor explica para
os alunos o conteúdo programático das aulas e oportuniza uma discursão a
respeito do tema.
RECURSO
Pesquisar na internet os
pioneiros da "educação Nova", fazer leitura compartilhada.
ATIVIDADES
Cartazes
Questionário
Apresentação de vídeos
Pesquisa: Instituto
Educacional Carneiro Ribeiro; A escola Parque da Bahia.
Formar duplas e solicitar
a elaboração de um pequeno texto homenageando Anísio Teixeira (valor, 2
pontos).
AVALIAÇÃO
Além das tarefas
pontuadas será observado por parte do professor o interesse dos alunos, a participação,
a criatividade nas apresentações de cartazes e o conhecimento alcançado no
decorrer do desenvolvimento das aulas.
BIBLIOGRAFIA
Livro "uma visão do
futuro" CORDEIRO, Célia Maria Ferreira. Estudo.av.(online) 2001.
Elaboração, FREITAS,
Josefa Zuleide Reis. Pedagoga em formação. Salvador, 2014.
TEXTO PARA EXPLICAÇÃO EM SALA DE AULA
Anísio Spínola Teixeira o pioneiro da "Escola Nova"
Anísio Teixeira nasceu em Caetité na Bahia no dia 12 de julho de 1900
ele foi o mais destacado pioneiro da "Educação nova" em defesa do ensino público gratuito, laico e obrigatório. Anísio era um educador
sonhador, para ele a educação é um processo capaz de restaurar e quebrar as
diferenças tão impregnadas na nossa sociedade. Anísio idealizava a educação e a
escola em cinco aspectos:
1- A educação é um direito.
Anísio considerava a educação como um bem que não pode ser negado.
2- A educação não é um privilégio.
Para Anísio a educação é dever do governo e direito do cidadão
3- A educação de base deve ser geral e humanista.
Para Anísio a educação envolvia a
participação da sociedade e dos movimentos que nela ocorre.
4- A escola pública é a máquina que prepara a democracia.
Anísio aponta a escola pública como mecanismo necessário, porém,
reconhece os problemas existentes na escola pública, que até o presente momento
continua sendo uma escola desigual e carente.
5- O professor tem que ser capacitado democraticamente.
Anísio encarava a formação do docente e sua constante capacitação como
algo vital para o ensino-aprendizagem de qualidade satisfatória.
Anísio Teixeira morreu no dia 11 de março de1971 no Rio de Janeiro, mas,
seus escritos continuam a orientar a todos os que mantêm o sonho de uma escola
pública ativa, funcional e igualitária.