ENSINO AFETIVO/AVERSIVO
A escola é uma instituição em que o ensino-aprendizagem deve ocorrer de
forma afetiva e prazerosa, mas, tem por natureza que trabalhe-se com condições
e consequências arbitrárias, não é opção, é um problema que está na natureza
das condições utilizadas inadvertidamente.
É comum observar no interior da escola na situação de ensino ocorrência
de interação pessoais de caráter aversivo, tais como; críticas, pequenos
castigos e cobranças.
uma professora irritada com a conversa interrupta dos alunos (alguns
alunos) e que para puni-los encaminha-os a diretoria onde receberão
advertências sérias.
Os alunos entendem isso como uma ação punitiva, eles concluem que
conversar na sala é motivo de castigo e não conversar é o comportamento
esperado pela professora, lógico, esse é o comportamento adequado, porém é
necessário a compreensão dos alunos.
A professora pode ter outra postura antes de manda-los a diretoria, conversar com os alunos e pedir que mudem o
comportamento, caso contrário ela tomara atitude séria.
Um professor que desconhece os efeitos da correção faz uso generalizado
de eventualidades aversivas torna sua sala de aula e sua interação com seus
alunos uma condição pouco propicia à aprendizagem, e torna-se ele próprio um
estimulo aversivo e acaba empurrando o aluno para fora da escola.
Um professor preocupado com a educação e a aprendizagem dos alunos, nem
sempre compreende porque alguns alunos são to desinteressados e só produzem
quando há algum tipo de pressão.
Talvez "sejamos" iguais aos alunos, porque fomos formados e
formamos "nossos" alunos de forma inadvertida em um mundo repleto de
controle aversivo.
Portanto, o professor deve usar seus conhecimentos e vivência para
tornar o ensino-aprendizagem uma ação prazerosa para conseguir fazer da escola
uma verdadeira instituição educativa e agradável e sua sala de aula um ambiente
afetivo onde o aluno queira estar e seja "ele" tão importante quanto
o professor.
"Os educandos do presente serão os educadores do futuro"