sábado, 6 de setembro de 2014

SISTEMA DE ENSINO

ENSINO AFETIVO/AVERSIVO

A escola é uma instituição em que o ensino-aprendizagem deve ocorrer de forma afetiva e prazerosa, mas, tem por natureza que trabalhe-se com condições e consequências arbitrárias, não é opção, é um problema que está na natureza das condições utilizadas inadvertidamente.
É comum observar no interior da escola na situação de ensino ocorrência de interação pessoais de caráter aversivo, tais como; críticas, pequenos castigos e cobranças.
uma professora irritada com a conversa interrupta dos alunos (alguns alunos) e que para puni-los encaminha-os a diretoria onde receberão advertências sérias.
Os alunos entendem isso como uma ação punitiva, eles concluem que conversar na sala é motivo de castigo e não conversar é o comportamento esperado pela professora, lógico, esse é o comportamento adequado, porém é necessário a compreensão dos alunos.
A professora pode ter outra postura antes de manda-los a diretoria,  conversar com os alunos e pedir que mudem o comportamento, caso contrário ela tomara atitude séria.
Um professor que desconhece os efeitos da correção faz uso generalizado de eventualidades aversivas torna sua sala de aula e sua interação com seus alunos uma condição pouco propicia à aprendizagem, e torna-se ele próprio um estimulo aversivo e acaba empurrando o aluno para fora da escola.
Um professor preocupado com a educação e a aprendizagem dos alunos, nem sempre compreende porque alguns alunos são to desinteressados e só produzem quando há algum tipo de pressão.
Talvez "sejamos" iguais aos alunos, porque fomos formados e formamos "nossos" alunos de forma inadvertida em um mundo repleto de controle aversivo.
Portanto, o professor deve usar seus conhecimentos e vivência para tornar o ensino-aprendizagem uma ação prazerosa para conseguir fazer da escola uma verdadeira instituição educativa e agradável e sua sala de aula um ambiente afetivo onde o aluno queira estar e seja "ele" tão importante quanto o professor.


"Os educandos do presente serão os educadores do futuro"





Leave a Reply