#Post Title #Post Title #Post Title
sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ciência

Plano de aula 2014
Ensino fundamental I

DISCIPLINA: Ciência

TEMA: Vamos nos alimentar bem

ANO DE ENSINO: 5º ano

OBJETIVO: Conhecer os hábitos saudáveis de alimentação.

CONHECIMENTO PRÉVIO: Saber diferenciar os alimentos saudáveis e os que devemos consumir em menor quantidade.

JUSTIFICATIVA
É necessário que os alunos do 5º ano já compreendam e analise criticamente a qualidade dos alimentos, bem como aqueles que necessitam para um bom funcionamento do organismo e para manter o corpo saudável.

MATERIAL
Vídeos
Pirâmide alimentar
Pesquisa na internet: alimentação balanceada.

CONTEÚDO
Leitura, explicação e compreensão de textos referente ao tema abordado.
Construção de a pirâmide alimentar
Pesquisar e apresentar em papel pautado, alimentos prejudiciais a nossa saúde.

ATIVIDADE MOTIVACIONAL
Solicitar que os alunos elaborem e construam com a ajuda dos pais um cardápio de uma semana com as três  principais refeições para uma criança de 10 anos. Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 a depender do número de alunos em sala de aula para que leiam em cada aula o “cardápio do dia”, o restante da sala presta atenção para que possam questionar qual grupo apresentou um cardápio satisfatório para uma alimentação saudável que supra todas as necessidades do organismo de uma criança de 10 anos.

ESTRATÉGIA
A professora deve explicar para os alunos a importância de se alimentar de forma saudável e variada, em seguida explica a principal função de cada grupo de alimento representado na pirâmide alimentar.

ATIVIDADES
 Desenhar, completar e colorir a pirâmide alimentar.
Elaborar e responder questionários
Confecção de cartazes com imagens dos grupos alimentares e suas funções
Realizar um pequeno texto sobre o que gostam e o que não gostam de comer
Pesquisa: Vitaminas e suas funções.

AVALIAÇÃO
A elaboração e a compreensão do cardápio alimentar servem como instrumento de avaliação.

Josefa Zuleide R. de Freitas.
Pedagogia, salvador, 2014



[ Read More ]

Geografia

Plano de aula 2014
Ensino fundamental  II

DISCIPLINA: Geografia

ANO DE ENSINO:  6º e 7º ano

TEMA: Poluição do ar e efeito estufa

OBJETIVO: Compreender a relação entre a poluição do ar, o crescimento desordenados das grandes cidades e o excesso de automóveis.

TEMPO ESTIMADO DE AULAS: cinco aulas

JUSTIFICATIVA:
Este plano de aula tem como proposta discutir com a turma as causas e as consequências da poluição do ar, com foco na emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa, encontrando possíveis soluções para amenizar o problema em nosso planeta.

MATERIAL
Textos referentes ao tema abordado, pesquisa, noticias em jornais escritos.

CONTEÚDO:
Leitura de textos, questionários, exposição, pesquisa e apresentação em cartolina, reflexão.

ATIVIDADE MOTIVACIONAL
A professora solicita dos alunos algumas imagens que representem as causas que aumentam a poluição do ar nas grandes cidades. Organize uma exposição em sala de aula e peça que os alunos observem as imagens e identifiquem os problemas contidos em cada uma das imagens, possibilite uma discussão ou um questionamento, some ao questionamento seus conhecimentos, falando para os alunos que o crescimento desordenado das grandes cidades tem agravado os problemas registrados nas imagens.

ESTRATÉGIA
Comente com os alunos os motivos que levaram ao crescimento desordenado das grandes cidades, afirme que a concentração de pessoas nas cidades é um processo que se intensificou nos últimos 50 anos com o deslocamento de pessoas da zona rural (êxodo rural), para as cidades grandes a procura de emprego e melhor condições de vida.
Comente que o principal fator que atraiu milhares de imigrantes da zona rural para a cidade foi o processo de industrialização. Em decorrência desse aumento populacional nas cidades surgiram graves problemas, entre eles, surgimento e o crescimento de favelas, o aumento de consumo, o acumulo de lixo, falta de saneamento nos bairros de periferias, as queimada e desmatamento e o aumento da frota de veículos.
O aumento da frota de veículo ocasiona um fator vital para a poluição do ar, piorando ainda a qualidade do ar que respiramos, aumentando assombrosamente as consequências do efeito estufa e do aquecimento global, porque são responsáveis pela emissão de poluentes como: Dióxido de carbono, composto orgânicos volátil, e oxido de nitrogênio.

ATIVIDADES
 Ler textos referentes ao tema
Elaborar e responder questionários
Assistir documentário que realce a importância de preservar o planeta terra, em sala de aula ou no pátio da escola.
Refletir e apresentar ações sustentáveis para amenizar a poluição do ar nas cidades.
 Montar uma exposição com imagens e frases sobre as consequências da poluição do ar.

OBSERVAÇÃO
Após finalização do tema é esperado que os alunos compreendam que “boa parte” dos problemas enfrentados pelo planeta terra tem origem no processo do crescimento populacional e urbanização desenfreada e principalmente pela falta de investimento dos governantes para criar e concretizar um desenvolvimento sustentável ativo e funcional.

Josefa Zuleide R. de Freitas
Pedagogia, Salvador, 2014.

VÍDEO: O planeta pede socorro... Urgente.



[ Read More ]
sábado, 20 de setembro de 2014

Anísio Teixeira

Plano de aula 2014
Ensino fundamental II

MÊS: Outubro

PERÍODO: duas aulas     DATA:

DISCIPLINA: História

DOCENTE: Josefa Zuleide Reis de Freitas

SÉRIE: 7ª do 8º ano

UNIDADE: III

TEMA: Anísio Teixeira

OBJETIVO
Conhecer a história de Anísio Teixeira e compreender que ele foi um verdadeiro exemplo para a humanidade e para os educadores
.
JUSTIFICATIVA
Falar sobre esse intelectual educador de tamanha importância não é tarefa simples, tentarei traçar a visão desse ilustre educador que teve sempre em destaque a importância da gratuidade do ensino público e de uma educação de qualidade e igualitária para todos.

METODOLOGIA
Apresentar de forma explicativa e prazerosa as contribuições educacionais do pioneiro da educação nova, através de informações obtidas em livros, internet e o conhecimento do professor para reforçar que educação de qualidade é direito de todos.

CONTEÚDO
Textos, artigos e vídeos.

ESTRATÉGIA
O professor explica para os alunos o conteúdo programático das aulas e oportuniza uma discursão a respeito do tema.

RECURSO
Pesquisar na internet os pioneiros da "educação Nova", fazer leitura compartilhada.

ATIVIDADES
Cartazes
Questionário
Apresentação de vídeos
Pesquisa: Instituto Educacional Carneiro Ribeiro; A escola Parque da Bahia.
Formar duplas e solicitar a elaboração de um pequeno texto homenageando Anísio Teixeira (valor, 2 pontos).

AVALIAÇÃO
Além das tarefas pontuadas será observado por parte do professor o interesse dos alunos, a participação, a criatividade nas apresentações de cartazes e o conhecimento alcançado no decorrer do desenvolvimento das aulas.

BIBLIOGRAFIA
Livro "uma visão do futuro" CORDEIRO, Célia Maria Ferreira. Estudo.av.(online) 2001.
Elaboração, FREITAS, Josefa Zuleide Reis. Pedagoga em formação. Salvador, 2014.


TEXTO PARA EXPLICAÇÃO EM SALA DE AULA
Anísio Spínola Teixeira o pioneiro da "Escola Nova"
Anísio Teixeira nasceu em Caetité na Bahia no dia 12 de julho de 1900 ele foi o mais destacado pioneiro da "Educação nova" em defesa do ensino público gratuito, laico e obrigatório. Anísio era um educador sonhador, para ele a educação é um processo capaz de restaurar e quebrar as diferenças tão impregnadas na nossa sociedade. Anísio idealizava a educação e a escola em cinco aspectos:
1- A educação é um direito.
Anísio considerava a educação como um bem que não pode ser negado.
2- A educação não é um privilégio.
Para Anísio a educação é dever do governo e direito do cidadão
3- A educação de base deve ser geral e humanista.
 Para Anísio a educação envolvia a participação da sociedade e dos movimentos que nela ocorre.
4- A escola pública é a máquina que prepara a democracia.
Anísio aponta a escola pública como mecanismo necessário, porém, reconhece os problemas existentes na escola pública, que até o presente momento continua sendo uma escola desigual e carente.
5- O professor tem que ser capacitado democraticamente.
Anísio encarava a formação do docente e sua constante capacitação como algo vital para o ensino-aprendizagem de qualidade satisfatória.

Anísio Teixeira morreu no dia 11 de março de1971 no Rio de Janeiro, mas, seus escritos continuam a orientar a todos os que mantêm o sonho de uma escola pública ativa, funcional e igualitária.
[ Read More ]
sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Primavera

PROJETO: Estação das Flores

ANO DE ENSINO: 4 a 6 anos

TEMA: Primavera

OBJETIVO: Despertar a consciência ambiental nas crianças, possibilitando o contato com elemento da natureza e a importância do cultivo das flores.

ATIVIDADE MOTIVACIONAL

Experiência: Germinação em três tipos de solo (materiais; água, areia, argila, terra adubada, copos descartáveis, grãos de feijão).
“Divida a classe em grupos de três alunos, distribua três copos descartáveis, terra, argila, areia e 5 grãos de feijão para cada um. Solicite que as equipes preparem os recipientes, enchendo-os até a metade: o primeiro com areia, o segundo com argila e o terceiro com terra adubada, em cada copo devem colocar os grãos de feijão, depois deverão rega-los e deixar expostos ao sol. Explique para as equipes que os grãos não podem ficar sem água, por que para a semente germinar o solo precisa estar úmido. Solicite que observem a experiência por aproximadamente duas semanas, elega um dia da semana para as crianças registrarem com desenhos na lousa o que foi acontecendo com os grãos e ao final da experiência possibilite uma discussão sobre suas observações.

JUSTIFICATIVA:
Com esta experiência as crianças constatarão qual é o solo propício para a planta germinar e crescer,eles observarão que para uma planta germinar e se desenvolver não é somente de água, ar e calor que elas precisam.

TÉCNICA DE DESENHO:
Cola colorida sobre camurça branco

OFICINA DE ARTE:
Dobradura de flores e jarro
Adicionar legenda

MATEMÁTICA:
Tabuada oral; adição

RECREAÇÃO DIRIGIDA:
Caminhada natural

MATERIAIS:
Papel oficio colorido, cola branca, cola colorida papel camurça

ROTEIRO DE ATIVIDADES

DIVERSIFICADAS:
Vídeos-> youtube
-A germinação e partes de uma árvore
-Imagens de árvores florida
-O girassol solitário
Roda de conversa
Pesquisa: Ipê árvore símbolo do Brasil
Impressão de flores para colorir

JOGOS E BRINCADEIRAS:
Elefantinho colorido
Cantiga de roda “o cravo e a rosa”
Escravo de Jó
Pula corda
Boca de forno; de cores


“Valores, princípios são obtidos na maioria das vezes na infância e eles vêm de todos os lados: do convívio com os pais, dos ensinamentos dos primeiros professores, das brincadeiras com amiguinhos e da simples observação”.

Josefa Zuleide Reis de Freitas: Pedagoga. Salvador,2014.


[ Read More ]
segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Relatos de uma sertaneja – vitórias?

                                                             CAPITULO VI
Agosto (2014) me proporcionou alegrias incomparáveis. A primeira foi meu aniversário, no dia 15 de agosto, onde completei 52 anos. Minhas noras Juli, Lary e Carla, juntamente à meus filhos e meu esposo, organizaram uma pequena e alegre comemoração familiar, foi emocionante demais da conta! 

Com meus filhos e esposo
Nunca fui muito ligada aos meus aniversários, mas esse foi diferente, foi profundamente importante, eu parecia criança de tão feliz. Ri o tempo todo, cantei meus parabéns, parti o delicioso bolo... 

Eu e as gostosuras
Foi emoção boa e compartilhada. Também recebi inúmeras mensagens dos meus amigos através do facebook.

Minha amiga Tânia estava presente me prestigiando com sua carismática presença. Ela é uma enviada de Deus, chegou a mim quando minhas esperanças agonizavam em  minha fraqueza humana.
Deus ama e protege seus filhos mais que uma mãe e um pai poderiam amar os seus e o amor que vem do céu também se manifesta através das pessoas, como vem acontecendo ao meu redor. Além da minha família, são inúmeras as pessoas que oram e pedem a Deus minha cura total.

Com minhas noras e com Tânia

Minhas outras alegrias de agosto narrarei a seguir:
No dia 25 de agosto (2014), às 11:40, meu filhos Carlos Eduardo levou-me ao Hospital Aristides Maltez para que eu pudesse tomar minha medicação, a oitava aplicação de quimioterapia em minhas veias.

Meu tratamento segue em ritmo satisfatório, minha fé e determinação me proporcionam uma fortaleza imensurável. Por vezes tenho medo, por vezes tenho coragem... Sou humana! Retiro força na fraqueza, eu sou a dor que sabe esperar e essa espera está ficando cada vez mais curta, estou, a cada dia, linda e revigorada, a vitória está se manifestando a cada resultado de exames.

Voltando para o oitavo ciclo de quimioterapia... Meu filho Carlos Eduardo ficou comigo durante toda aplicação da medicação que dura em torno de quatro a horas, quando termina já é noite.

Ressalto que, todos os meus filhos (Carlos Eduardo, Jonatan e Adson Alan) acompanharam-me em datas alternadas, me dando força e carinho, são guerreiros de Deus. Juliana e Carla também fizeram parte desse revezamento, Larissa não pôde por conta de suas obrigações em seu salão de beleza, o “Lari Studio de Beleza”, do qual não podia se ausentar, mas ela está presente em minha casa todas as noites de terça-feira para orarmos o Terço da Libertação pela minha cura. Essas noites de terça orante foi ideia da própria Larissa e todos nós acatamos com alegria.

Percebem? Só tenho motivos e razões boas para me determinar e nunca desanimar, não importa a dimensão da minha batalha, importante mesmo é o amor da família, é a certeza da vitória permitida por Deus.

Já comecei a tomar posse da vitória! No dia 28 de agosto, três dias após a medicação quimioterápica, meu filho Adson Alan levou-me ao hospital para uma consulta com os médicos oncologistas que me acompanham. Eu estava um tanto quanto fragilizada, fico assim na primeira semana de aplicação da quimioterapia, depois melhoro gradativamente.

O oncologista recebeu-me com afetividade, falei pra ele que eu estava um pouco “lelé” por conta da medicação, então ouvi: “Que nada, você está ótima!” Que alegria ouvir esse comentário dos especialistas que cuidam da minha saúde! E para transbordar minha felicidade eles me deram uma notícia maravilhosa: Falaram que estão satisfeitos com meu progresso, que estou me recuperando magnificamente e que o câncer está diminuindo milagrosamente.

Em consequência dessa resposta positiva, eles suspenderam a quimioterapia venosa, continuarei tomando a “manutenção”, que é uma quimio em comprimidos, tomo em minha própria casa. São oitenta e quatro comprimidos que tomo duas vezes ao dia (três pela manhã e três pela noite) durante quatorze dias. Descanso sete dias e volto a tomar novamente. Já tomei 672 comprimidos, mas não importa, tomarei quantos forem necessários para o meu melhor.

Sabe... Quando os médicos falaram que eu não tomaria mais a medicação que era tão fortemente agressiva, vi a felicidade estampada no semblante do meu filho Alan, e minha emoção foi tão intensa que silenciei, não encontrei palavras para expressar minha alegria e gratidão a Deus.
Todas as aplicações que recebi em minhas veias foram para o meu melhor, mas é dolorosamente forte, é necessário confiar plenamente na intervenção Divina e manter-se forte para sentir a medicação se misturando ao sangue, é acreditar que ela proporcionará a cura.

Voltamos felizes para casa, contei a boa nova para a família e para os amigos. Tenho certeza que Deus está me oferecendo um corpo, um coração, um espírito novos, renovados na sua misericórdia, Ele não desistiu de mim.

No dia 18 de setembro (2014) irei para uma consulta com o proctologista que me acompanha, vou saber o que ele determinará sobre a cirurgia e a remoção da bolsa de colostomia que continuo usando.
Estou ótima, mas ainda não posso retornar à minha função de professora porque, como explique em meu último relato (O agora), o uso da bolsa de colostomia carece de uma higiene meticulosa, sem falar no incômodo e desconforto enormes que sinto se me movimentando muito, pois meu intestino grosso desloca-se quase completamente pra fora do meu abdome. O médico explicou que não tem porque fazer uma cirurgia de reparo, pois a bolsa será removida. Sei esperar.

Voltei para minha graduação em Pedagogia Social, estou estudando em casa, os professores mandam todo material para meu e-mail, irei à faculdade somente para apresentações de seminários e para fazer as avaliações. Está sendo ótimo!

Tenho certeza que, em breve, estarei participando das aulas em presença e cumprindo toda a rotina acadêmica.

Concluirei este semestre com méritos, porque a pedagogia está em meu ser, não é simplesmente uma formação acadêmica, é amor pela educação de qualidade, é um querer, é um gostar.

 Sou falha, mesmo assim Deus me ama e me permite perspectivas e possibilidades, esse é o lucro da fé.

“Há em mim uma necessidade superior, sou terra sofrida e milagrosamente adubada. Debaixo do céu há um tempo para cada coisa, um tempo para todos nós. Confio em Ti, meu Jesus.”
Em breve relatarei a totalidade da minha, da nossa vitória, aguardem.



Continua...
[ Read More ]
sábado, 13 de setembro de 2014

Substantivos

Plano de aula 2014

Ensino fundamental 1

Mês: Setembro

Período/Data: 15/16/17/18/19

Serie: 3º ao 4º ano

Unidade: III

Tema: Substantivos: gênero, número e grau

Objetivo: conhecer os mecanismos linguísticos para formação dos substantivos nas diferentes situações de uso da língua.

Justificativa: Substantivo é um tópico clássico do ensino fundamental, de modo geral é um assunto bem recebido pelos alunos.

CONTEÚDOS
Os textos: Substantivos: masculinos, feminino, aumentativo, diminutivo, singular e plural, quando explica conceito e traz exemplos comuns e incomuns, servem de introdução ao tema
.
ESTRATÉGIAS
1- A professora explica para os alunos o conteúdo programático da semana e em seguida fará a leitura do primeiro texto: Gênero do substantivo apresenta exemplos na louça.
2- Propor aos alunos a leitura dos textos indicado, por etapa, à cada aula, além de propor que eles citem exemplos.
3- Fazer uma gincana pontuada de aumentativo, diminutivo entre os alunos, cada resposta valerá meio ponto.

RECURSOS:
Livros de gramática da língua portuguesa, revistas, jornais e internet.

ATIVIDADE:
Uma vez explicado os conteúdos, o professor pode desenvolver diversas atividades para a fixação do conteúdo.
O professor pode sugerir pesquisas em livros ou internet sobre o uso, contexto e o valor expressivo desses vocábulos, podem ser apresentados em cartazes ou em papel pautado ( em dupla).

OBSERVAÇÃO:
Observar se houve interesses, participação e coletividade entre os alunos na elaboração de trabalhos em dupla.

AVALIAÇÃO:

Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas nos exercícios de todos os assuntos que foram discutidos em sala de aula, e a participação nas atividades propostas.

Josefa Zuleide Reis de Freitas, pedagoga. Salvador, 2014

[ Read More ]

Concordância Verbal-Nominal

PLANO DE AULA 2014

Ensino fundamental 2

MÊS: Setembro

PERÍODO/DATA: 08/09/10/11/12

SERIE: 7º e 8º ano

UNIDADE III

TEMA: Concordância verbal e nominal

OBJETIVO: Analisar textos considerando o uso da norma padrão da concordância verbal nominal.

JUSTIFICATIVA:
Entre a concordância verbal, nominal existem regas gerais e alguns casos especiais que devem ser explicado aos alunos, pois geram dúvidas quanto ao uso.

CONTEÚDO:
Os textos: concordância verbal e concordância nominal quando explica conceito e trazem exemplos comuns e incomuns, servem de introdução ao tema
.
ESTRATÉGIAS:
1-Apresentar algumas situações para os alunos observar o uso da concordância verbal. Por exemplo, “Os médicos foi embora sem atender os pacientes”.
Discuta com os alunos os usos dessa concordância explicando que há variação linguística, esclareça que o verbo deve concordar com o sujeito em pessoa, e número, ou seja, chamamos de concordância verbal quando se trata da comunicação entre verbo e sujeito.
2-Explicar  o uso da concordância nominal utilizando o mesmo procedimento, apresentando algumas situações do uso. Por exemplo:
“Os homem estavam muito cansados”
“Os homens estavam muito cansados”
Comente que o primeiro exemplo é como geralmente falamos e não prestamos atenção e o segundo exemplo é a forma correta definida pela gramática normativa.

RECURSOS:
Livros de gramática da língua portuguesa jornais, pesquisas na internet.

ATIVIDADES:
Uma vez explicado os conteúdos o professor pode desenvolver diversas atividades para fixação do conteúdo. O professor pode sugerir a elaboração individual de um texto, que será revisado coletivamente, forme duplas para que leiam os textos um do outro e identifiquem os aspectos que precisam ser revistos, após revisão solicite a reescrita dos textos, para avaliação, valor, um ponto.

OBSERVAÇÃO:
Observar a atenção e participação na construção em sala de aula, e a coletividade na leitura e revisão dos textos pontuados.

AVALIAÇÃO:
Observar o que aprenderam e o que ainda precisa ser trabalhado.

Josefa Zuleide Reis de Freitas, pedagoga. Salvador, 2014





[ Read More ]